Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto político-pedagógico: o espaço de participação efetiva e contextualizada dos atores da escola

dc.contributor.authorBrocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorGarcia, Márcia Parpineli Moro
dc.contributor.authorSabia, Cláudia Pereira de Pádua [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Carmem Lúcia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:33Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:33Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractWill be demonstrated here, the importance of preparing the Political-Pedagogical Project - PPP in a way that the school´s actors participate constantly. his participation is essential to promote both their production and the ongoing evaluation of activities, actions and educational purposes. Following the guidance of experienced researchers in this matter, we assume the defense of a school that favors the character of belonging for everyone: administrators, teachers, students and parents, the whole community. his study is conducted in two stages: a theoretical study, highlighting the main researches and thoughts at academic level, a documentary analysis of four schools and interviews with directors or vice directors and coordinators of schools. With this study and analysis, it is possible to realize the importance of their development and promote relection to guide those interested to a new vision or revision of structures already plastered. he school thus may undergo changes renovating their routine, making it fresh news and events, allowing the daily challenges foster contextualized strategies on concrete basis.en
dc.description.abstractDemonstraremos aqui a importância da elaboração do Projeto Político-Pedagógico - PPP de uma forma que os atores da escola participem constantemente. É fundamental esta participação a im de promover tanto a sua produção como a permanente avaliação de atividades, ações e propostas educacionais. Seguindo a orientação de pesquisadores experientes neste assunto, assumimos a defesa de uma escola que privilegie o caráter de pertencimento de todos: gestores, professores, alunos e pais, toda a comunidade. Este estudo se desenvolve em dois momentos: um estudo teórico destacando as pesquisas e os pensamentos substantivos no meio acadêmico; uma análise documental de quatro escolas e de entrevistas realizadas com diretores ou vice-diretores e coordenadores de escolas. Com este estudo e análise, é possível perceber a importância de sua elaboração e promover a relexão que oriente aos interessados uma nova visão ou revisão de estruturas já engessadas. A escola, assim, poderá sofrer mudanças renovadoras que reorientem sua rotina, tornando-a novidade e acontecimento, permitindo que os desaios cotidianos fomentem estratégias contextualizadas e historiadas concretamente.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent37-51
dc.identifierhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/3559
dc.identifier.citationEducação em Revista, v. 14, n. 2, p. 37-51, 2013.
dc.identifier.fileISSN22365192-2013-14-02-37-51.pdf
dc.identifier.issn2236-5192
dc.identifier.lattes5779371067985868
dc.identifier.lattes2191863873314415
dc.identifier.lattes6537653618652935
dc.identifier.orcid0000-0001-8173-6420
dc.identifier.orcid0000-0003-4945-1681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114888
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectGestão da Educaçãopt
dc.subjectPolíticas Educacionaispt
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectFilosofia da Educaçãopt
dc.titleProjeto político-pedagógico: o espaço de participação efetiva e contextualizada dos atores da escolapt
dc.title.alternativePolitical-pedagogical project: the spaceof effective and contextualized participation of school´s actorsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5779371067985868
unesp.author.lattes6537653618652935[3]
unesp.author.lattes2191863873314415[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8173-6420[3]
unesp.author.orcid0000-0003-4945-1681[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN22365192-2013-14-02-37-51.pdf
Tamanho:
158.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format