Publicação: Tecnologias digitais como agentes mediadores na produção e compartilhamento do conhecimento científico para a participação social
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Data
Autores
Orientador
Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No ambiente atual, moldado pelo desenvolvimento tecnológico e digital surgem novas possibilidades de acesso tanto para criação quanto para o compartilhamento do conhecimento científico. Mesmo sabendo da existência de alguns contextos midiatizados é possível encontrar algumas barreiras que limitam a participação social na gestão da ciência, assim como o acesso às produções científicas criadas nas Universidades públicas. Desta maneira, esse estudo de natureza qualitativa permite ressaltar a importância da participação social num contexto mediado pelas tecnologias digitais na gestão do conhecimento científico. A pesquisa se desenvolve principalmente a partir do estudo dos ambientes digitais, cuja conectividade virtual e o uso de modelos abertos são capazes de criar uma ponte entre a sociedade e as pesquisas acadêmicas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema para entender o crescimento do impacto tecnológico na sociedade atual, a imersão social no atual sistema de conexão em redes e o entendimento dos paradigmas abertos. Os conceitos investigados foram o de ciência aberta e seus componentes, baseados principalmente no projeto FOSTER (Facilitate Open Science Training for European Research) e a iniciativa proposta de acesso aberto de Budapeste (Budapest Open Access Initiative - BOAI); assim como o uso de referências sobre as melhores práticas em se fazer ciência aberta. Como resultado prático, a pesquisa propõe o desenvolvimento do protótipo de uma plataforma web que facilite o entendimento dos movimentos de ciência aberta visando oferecer ferramentas bases para uma melhor participação social.
Resumo (inglês)
In the current environment, shaped by technological and digital development, new access possibilities arise both for creation and for sharing scientific knowledge. Despite being aware of the existence of some mediatized contexts, it is possible to find some barriers that limit social participation in science management, as well as access to scientific productions created in public Universities. Therefore, this qualitative study allows us to emphasize the importance of social participation in a context mediated by digital technologies in the management of scientific knowledge. The research is developed mainly on the basis of the study of digital environments, whose virtual connectivity and the use of open models are able to create a bridge between society and academic research. For the development of this research, a bibliographic study was made on the subject to understand the growth of the technological impact on the current society, the social immersion in the current network connection system and the understanding of the open paradigms. The concepts investigated were open science and its components, based mainly on the FOSTER project (Facilitate Open Science Training for European Research) and the proposed Budapest Open Access Initiative (BOAI); as well as the use of references on best practices in doing open science. As a practical result, the research proposes the development of the prototype of a web platform that facilitates the understanding of open science movements aiming to offer basic tools for better social participation..
Resumo (espanhol)
En el contexto actual, moldeado por el desarrollo tecnológico y digital surgen nuevas posibilidades de acceso tanto para la creación como para el intercambio del conocimiento científico. Sin embargo, aun cuando ya existen algunos contextos mediatizados es posible encontrar algunas barreras que limitan la participación social en la gestión de la ciencia, así como el acceso a las producciones científicas que son realizadas en las universidades públicas. De esta manera, este estudio de naturaleza cualitativa permite resaltar la importancia de la participación social en un contexto mediado por las tecnologías digitales en la gestión del conocimiento científico. El proyecto se desarrolla principalmente en el estudio de los ambientes digitales, cuya conectividad virtual y el uso de modelos abiertos son capaces de crear un puente entre la sociedad y las investigaciones académicas. Para el desarrollo de este proyecto fue realizado un levantamiento bibliográfico inicial para entender el crecimiento del impacto tecnológico de la sociedad actual, la inmersión social en el nuevo esquema conectado y el entendimiento de los movimientos abiertos. Los conceptos investigados fueron los de y sus componentes, fundamentados principalmente en el proyecto FOSTER (Facilitate Open Science Training for European Research) y la iniciativa propuesta de acceso abierto de Budapest (Budapest Open Access Initiative - BOAI); de la misma manera el uso de referencias sobre las mejores prácticas para la implementación de la ciencia abierta. Como resultado práctico este proyecto propone la creación de un prototipo de una plataforma web que facilite el entendimiento de los movimientos que hacen parte de la ciencia abierta, con el objetivo de ofrecer recursos base para una mejor participación social.
Descrição
Palavras-chave
Acessibilidade, Tecnologias digitais, Políticas públicas, Ciência aberta, Sociedade da informação, Accessibility, Tecnologías digitales, Public policy, Open science, Information society, Accesibilidad, Tecnologías digitales, Políticas públicas, Ciencia abierta, Sociedad de la información
Idioma
Português