Logotipo do repositório
 

Publicação:
Migração de brasileiros em Portugal: dinâmicas sociais e relações com/na escola pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Adam, Joyce Mary

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa teve por objetivo identificar se (e como), a inclusão dos filhos de migrantes brasileiros no sistema educativo português tem efeitos nas práticas institucionais, e como o processo de acesso, inclusão e permanência se consolidam, tendo em vista a impositividade da ação/estrutura e dos aspectos endógenos e exógenos que caracterizam a cultura organizacional escolar. Partiu-se de uma análise em perspectiva da realidade, tendo em vista os aspectos macro, meso e micro e sua articulação perante a sociabilidade dos sujeitos em âmbito societário e as relações estabelecidas na escola. Dessa maneira, tomou-se como problema de pesquisa as seguintes inquietações: A inclusão de filhos de migrantes brasileiros no sistema educativo português tem favorecido a implementação de práticas organizacionais e interculturais inclusivas no contexto escolar? Qual cenário cultural se manifesta a partir da compreensão de tal diversidade em meio educativo, e quais as implicações disso na sociabilidade dos sujeitos? O estudo é de cunho qualitativo, e foi desenvolvido a partir da participação de pais e estudantes brasileiros do 2º e 3º ciclo, professores e diretores de escola portugueses, sendo articulada em quatro etapas. A primeira constituiu-se em convite e esclarecimentos relativos à investigação por meio da metodologia bola de neve. A segunda etapa foi desenvolvida a partir da aplicação de inquérito por questionário, que versou sobre a experiência social e a cultura organizacional escolar, seguida da terceira etapa, que buscou aprofundar os dados a partir da articulação de entrevistas semiestruturadas. A última etapa consistiu na análise e discussão dos dados obtidos em campo, e a consequente estruturação das reflexões acerca da dinâmica vivenciada neste processo. Os dados demonstraram que o fenômeno da migração se destaca como projeto familiar, de que resultam os processos de reagrupamento, com forte pendor econômico. Os pais dos estudantes estão expostos a dinâmicas laborais marcadas por baixa especialização, e suas interações no plano social são marcadas por desafios a nível de preconceitos e estigmas. Embora muitas vezes inseridos em dinâmicas socioeconômicas desfavoráveis, os participantes atribuem a continuidade do projeto migratório em função do acesso a cidadania portuguesa e dos atributos de qualidade de vida auferidos por Portugal. Em relação aos estudantes, não se observam formas de discriminação tão desenvolvidas quanto aquelas observadas pelos seus pais em nível societário, mas impulsiona-se a dinâmica do isolamento social como um dos fatores negativos preponderantes. O acesso à escola é marcado por um cenário cultural fragmentado, onde se reverberam desconexão e desfiliamento. Já a nível da inclusão, observam-se ações fomentadas a partir de subculturas, tecidas por profissionais da educação, numa clara manifestação diferenciadora de cultura. Em relação as práticas pedagógicas, estas são identificadas a partir de um pendor integrador. Desse modo, ressalta-se que o desafio que se coloca à inclusão dos migrantes brasileiros no plano escolar, não tem relação com a aceitação da diversidade, mas na necessidade contínua e arguta de se construir possibilidades democráticas para a sua articulação a partir de discussões que recoloquem a ênfase das decisões nas periferias escolares.

Resumo (inglês)

The present research aimed to identify whether (and how) the inclusion of Brazilian migrant children in the Portuguese educational system affects institutional practices, and how the processes of access, inclusion, and permanence are consolidated, considering the imposition of action/structure and the endogenous and exogenous aspects that characterize school organizational culture. The study was based on a perspective analysis of reality, considering the macro, meso, and micro perspectives and their articulation with the sociability of individuals in the societal context and the relationships established within the school. Thus, the following research questions were posed: Has the inclusion of Brazilian migrant children in the Portuguese educational system promoted the implementation of inclusive organizational and intercultural practices in the school context? What cultural scenario emerges from the understanding of such diversity in the educational environment, and what are its implications for the sociability of individuals? The study is qualitative in nature and was developed with the participation of Brazilian parents and students in the 2nd and 3rd cycles, as well as Portuguese teachers and school principals, organized into four stages. The first stage consisted of invitations and clarifications regarding the research, using the snowball sampling method. The second stage involved the application of a questionnaire survey, which focused on social experience and school organizational culture, followed by the third stage, which sought to deepen the data through semistructured interviews. The final stage comprised the analysis and discussion of the field data, along with the structuring of reflections on the dynamics experienced in this process. The data showed that migration is highlighted as a family project, resulting in processes of family reunification, with a strong economic inclination. The parents of the students are exposed to labor dynamics characterized by low specialization, and their social interactions are marked by challenges related to prejudice and stigmas. Although often inserted in unfavorable socioeconomic dynamics, the participants attribute the continuity of the migratory project to access to Portuguese citizenship and the quality of life offered by Portugal. Regarding the students, no forms of discrimination as pronounced as those observed by their parents at the societal level were identified, but the dynamics of social isolation emerged as a predominant negative factor. School access is marked by a fragmented cultural scenario, where disconnection and disaffiliation are prevalent. As for inclusion, actions are fostered by subcultures woven by education professionals, clearly manifesting a differentiated cultural expression. Regarding pedagogical practices, they are identified as having an integrative tendency. Thus, it is emphasized that the challenge posed by the inclusion of Brazilian migrants in the school context is not related to the acceptance of diversity, but to the continuous and critical need to construct democratic possibilities for the articulation of discussions that recentralize decision-making in the peripheral areas of schools.

Descrição

Palavras-chave

Migração de brasileiros em Portugal, Cultura organizacional escolar, Estudantes migrantes brasileiros, Sistema educativo português, Brazilian migration in Portugal, School organizational culture, Brazilian migrant students, Portuguese educational system

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação