Repository logo
 

Publication:
Atividades lúdicas e o ensino de Ciências: o uso de brinquedos populares no ensino da Física

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorStenico, Vinicius
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-12-20T17:03:01Z
dc.date.available2022-12-20T17:03:01Z
dc.date.issued2022-11-18
dc.description.abstractApresentamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a utilização de brinquedos populares no Ensino de Ciências (Física). Entendemos que as atividades lúdicas são uma interessante alternativa de recursos didáticos, em especial os brinquedos populares utilizados para o Ensino de Física, foco desse trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com objetivo de relacionar e evidenciar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem segundo alguns autores como Vygotsky, Piaget, Rogers, Ausubel e Vergnaud. Ainda, foi feita uma pesquisa para encontrar como os brinquedos aparecem na literatura quanto ao Ensino de Física, assim como a importância dos materiais de baixo custo no processo. Finalmente, foi escolhido um tópico da Física, a Mecânica dos Fluídos, para entender o funcionamento de cinco brinquedos, os quais foram os “aviões de papel”, “pipa”, “bumerangue”, “looping dos copinhos de café” e o “paraquedas de sacolas plásticas” e de que forma podem ser utilizados em atividades didáticas pelos educadores. Os brinquedos escolhidos para este trabalho foram os chamados brinquedos populares e de recursos didáticos, por causa do baixo custo e por possuírem características relevantes no ensino da Mecânica dos Fluídos. Além disso, brinquedos populares se apresentam como uma forma de relacionar os conteúdos estudados com os conhecimentos já existentes na vida das crianças, dando sentido e facilitando o aprendizado da Física. Os materiais analisados foram incorporados ao acervo da biblioteca de instrumentos didáticos do grupo de pesquisa do Laboratório de Práticas de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), que pode subsidiar a formação inicial de professores de Física, oferecendo a perspectiva de recursos didáticos para o ensino de Mecânica dos Fluídos com brinquedos de fácil acesso e possibilidades de construções artesanais pelos próprios estudantes.pt
dc.description.abstractThis work presents a qualitative and exploratory a research on the use of popular toys in Science Teaching (Physics). We understand that recreational activities are an interesting alternative of teaching resources, especially the popular toys used for Physics Teaching, the focus of this work. For this. A bibliographic research was carried out in order to relate and highlight the importance of playful activities in learning according to some authors such as Vygotsky, Piaget, Rogers, Ausubel and Vergnaud. Still, a research was carried out to find out how toys appear in the literature regarding Physics Teaching, as well the importance of low-cost materials in the process. Finally, a topic from Physics, The Fluid Dynamics, was chosen to understand the functioning of five toys: the “paper airplanes”, kite”, “boomerang”, “coffee cup looping” and “plastic bag parachute”, and how they can be used in didactic activities by educators. The toys chosen for this work were the so-called popular toys and teaching resources, because of their low cost and because they have relevant characteristics in the teaching of Fluid Mechanics. In addition, popular toys are presented as a way of relating the contents studied with the existing knowledge in children’s lives, giving meaning and facilitating the learning of Physics. The analyzed materials incorporated into the library of didactic instruments from the research group of the Laboratório de Práticas de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), which can support the initial training of Physics teachers, offering the perspective of didactic resources for teaching Fluid Mechanics with easily accessible toys and possibilities for craft constructions by the students themselves.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238349
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBrinquedos popularespt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectMecânica dos fluidospt
dc.subjectMateriais de baixo custopt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectFluid mechanicsen
dc.subjectLow-cost materialsen
dc.subjectDIY toysen
dc.titleAtividades lúdicas e o ensino de Ciências: o uso de brinquedos populares no ensino da Físicapt
dc.title.alternativeLudic activities and Science teaching: the use of popular toys in Physics teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
stenico_v_tcc_rcla.pdf
Size:
8.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

License bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.42 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
stenico_v_autorizacao_rcla.pdf
Size:
66.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: