Publicação:
Atividades lúdicas e o ensino de Ciências: o uso de brinquedos populares no ensino da Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-18

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Apresentamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a utilização de brinquedos populares no Ensino de Ciências (Física). Entendemos que as atividades lúdicas são uma interessante alternativa de recursos didáticos, em especial os brinquedos populares utilizados para o Ensino de Física, foco desse trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com objetivo de relacionar e evidenciar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem segundo alguns autores como Vygotsky, Piaget, Rogers, Ausubel e Vergnaud. Ainda, foi feita uma pesquisa para encontrar como os brinquedos aparecem na literatura quanto ao Ensino de Física, assim como a importância dos materiais de baixo custo no processo. Finalmente, foi escolhido um tópico da Física, a Mecânica dos Fluídos, para entender o funcionamento de cinco brinquedos, os quais foram os “aviões de papel”, “pipa”, “bumerangue”, “looping dos copinhos de café” e o “paraquedas de sacolas plásticas” e de que forma podem ser utilizados em atividades didáticas pelos educadores. Os brinquedos escolhidos para este trabalho foram os chamados brinquedos populares e de recursos didáticos, por causa do baixo custo e por possuírem características relevantes no ensino da Mecânica dos Fluídos. Além disso, brinquedos populares se apresentam como uma forma de relacionar os conteúdos estudados com os conhecimentos já existentes na vida das crianças, dando sentido e facilitando o aprendizado da Física. Os materiais analisados foram incorporados ao acervo da biblioteca de instrumentos didáticos do grupo de pesquisa do Laboratório de Práticas de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), que pode subsidiar a formação inicial de professores de Física, oferecendo a perspectiva de recursos didáticos para o ensino de Mecânica dos Fluídos com brinquedos de fácil acesso e possibilidades de construções artesanais pelos próprios estudantes.

Resumo (inglês)

This work presents a qualitative and exploratory a research on the use of popular toys in Science Teaching (Physics). We understand that recreational activities are an interesting alternative of teaching resources, especially the popular toys used for Physics Teaching, the focus of this work. For this. A bibliographic research was carried out in order to relate and highlight the importance of playful activities in learning according to some authors such as Vygotsky, Piaget, Rogers, Ausubel and Vergnaud. Still, a research was carried out to find out how toys appear in the literature regarding Physics Teaching, as well the importance of low-cost materials in the process. Finally, a topic from Physics, The Fluid Dynamics, was chosen to understand the functioning of five toys: the “paper airplanes”, kite”, “boomerang”, “coffee cup looping” and “plastic bag parachute”, and how they can be used in didactic activities by educators. The toys chosen for this work were the so-called popular toys and teaching resources, because of their low cost and because they have relevant characteristics in the teaching of Fluid Mechanics. In addition, popular toys are presented as a way of relating the contents studied with the existing knowledge in children’s lives, giving meaning and facilitating the learning of Physics. The analyzed materials incorporated into the library of didactic instruments from the research group of the Laboratório de Práticas de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), which can support the initial training of Physics teachers, offering the perspective of didactic resources for teaching Fluid Mechanics with easily accessible toys and possibilities for craft constructions by the students themselves.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação