Logotipo do repositório
 

Publicação:
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública

dc.contributor.authorMendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
dc.contributor.authorLeite, Thaís de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorKodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorOrtega, Eliane Maria Vani [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:58Z
dc.date.available2016-08-04T13:34:58Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.description.abstractThis article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context.en
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar considerações sobre Projeto de Extensão que vem sendo realizado em escola municipal de Presidente Prudente. A partir de atividades desenvolvidas em escola parceira nas áreas de Alfabetização, Matemática e Arte discutimos sobre as necessidades, dificuldades e possibilidades de alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, comentando os resultados iniciais, bem como a importância da realização desse tipo de trabalho. Os resultados apontam que muitas vezes os professores, embora esforçados, têm dificuldades de trabalhar com crianças que vêm para a escola desconhecendo as regras e as dinâmicas de relacionamentos próprias do ambiente escolar e mesmo de convívio em sociedade. Entretanto, os trabalhos que vimos desenvolvendo têm contribuído para desmistificar a concepção de que crianças que vivem em ambientes muito pobres não podem aprender e, ainda, que se utilizada metodologia adequada, aliada a compromisso, responsabilidade e perseverança há possibilidade de se reverter o quadro sucessivo de fracasso escolar. As ações desenvolvidas nas três áreas em questão mostram as possibilidades de investigação e de intervenção como forma de transformação de realidades no complexo contexto escolar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent1-7
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes6505123408970934
dc.identifier.lattes9205877954788911
dc.identifier.orcid0000-0002-9962-8513
dc.identifier.other0000-0002-2682-8995
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142289
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectSpecific contentesen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectInterventionen
dc.subjectConteúdos específicospt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectIntervençãopt
dc.titleAlfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola públicapt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6505123408970934[4]
unesp.author.lattes9205877954788911
unesp.author.orcid0000-0002-2682-8995
unesp.author.orcid0000-0002-9962-8513[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf
Tamanho:
363.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format