Publicação: Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos da EJA
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Villela, Fábio Fernandes 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação de Jovens e Adultos passou por várias políticas públicas e metodologias diferenciadas para acabar com o analfabetismo ao longo de sua história, sempre na tentativa de uma reparação para uma parte da população que infelizmente por diversos motivos tiveram que abandonar os estudos. No decorrer dos anos aconteceram muitas mudanças positivas, mas a EJA é uma modalidade de ensino que ainda necessita de um olhar diferenciado dos governantes, investimentos financeiros e materiais para a melhoria da qualidade de ensino. Os professores que trabalham na EJA também necessitam de cursos e um preparo melhor. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para alunos da EJA, relacionada com a Etnomatemática existente nas atividades realizadas em Comunidades Quilombolas situadas no Vale do Ribeira, SP. A metodologia da pesquisa foi quanti-qualitativa e realizada no CEEJA- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos em um município do Vale do Ribeira. Participaram ativamente da pesquisa um total de 12 estudantes maiores de 18 anos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, todos já estão matriculados e cursando a disciplina de matemática. Uma Oficina foi realizada na sala de matemática com a utilização do objeto de aprendizagem elaborado de acordo com a pesquisa. Os dados foram coletados e organizados da seguinte maneira: pesquisa bibliográfica sobre o tema, a pesquisa para produção do objeto de aprendizagem e foi realizada fazendo uma entrevista com um professor de matemática que ministrou aulas numa escola estadual que fica próximo do quilombo, e registro descritivo. Após organização dos dados foi produzido um objeto de aprendizagem, utilizado na Oficina. A análise foi centrada nos conteúdos pedagógicos de matemática sobre Unidades de Medidas utilizadas pelos quilombolas do Vale do Ribeira e os resultados da pesquisa apontaram sobre a necessidade de utilizar metodologias diferenciadas com os alunos da EJA, principalmente com a utilização da tecnologia.
Resumo (inglês)
Adult and Youth Education (EJA) has undergone several public policies and differentiated methodologies to eradicate illiteracy throughout its history, always attempting to provide reparation for a segment of the population that unfortunately had to abandon their studies due to various reasons. Over the years, many positive changes have occurred, but EJA is still a modality of education that requires a differentiated approach from policymakers, financial investments, and materials for improving the quality of education. Teachers working in EJA also require better training and preparation. This research aimed to develop, apply, and evaluate a didactic proposal for EJA students, related to Ethnomathematics present in activities carried out in Quilombola Communities located in the Vale do Ribeira, SP. The research methodology was quantitative and qualitative and conducted at the CEEJA - State Center for Youth and Adult Education in a municipality in the Vale do Ribeira. A total of 12 students over 18 years old from High School and Elementary School actively participated in the research, all of whom are enrolled and taking mathematics classes. A workshop was held in the mathematics classroom using the learning object developed according to the research. Data were collected and organized as follows: bibliographical research on the topic, research for the production of the learning object, and an interview with a mathematics teacher who taught classes at a state school near the quilombo, along with descriptive records. After organizing the data, a learning object was produced and used in the workshop. The analysis focused on the pedagogical content of mathematics regarding the measurement units used by the quilombolas of Vale do Ribeira, and the research results indicated the need to use differentiated methodologies with EJA students, especially with the use of technology.
Descrição
Palavras-chave
EJA, Etnomatemática, Quilombolas, Unidades de medidas, Ethnomathematics, Measurement units
Idioma
Português
Como citar
ANTUNES, Josiane Xavier. Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos da EJA. Orientador: Fábio Fernandes Villela. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.