Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Estudo sobre a cultura corporal do movimento junto às crianças com deficiência nas escolas de educação infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo: percepção das monitoras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Del-Masso, Maria Candida Soares

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Muito tem-se discutido acerca da inclusão de crianças com deficiência nas escolas nas diferentes modalidades de ensino e os impactos devido à grande relevância social e, muitas vezes, midiática divulgadas no meio socio-acadêmico e profissional. Essas ações decorrem de mudanças de paradigmas no que se refere às pessoas com deficiência ao longo da história, o que acaba por também alterar o contexto educacional e suas diferentes interfaces. Entre os diferentes matizes que subsidiam a educação, destacamos a cultura corporal do movimento nas aulas de educação física dirigida à todas as crianças, incluindo as crianças com deficiência. O estudo investigou a percepção das 29 monitoras, de 5 creches municipais do interior do Estado de São Paulo, sobre as atividades lúdico-pedagógicas inclusivas desenvolvidas no âmbito profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas e foram analisados a partir dos estudos de Bardin (2016). Ao final da análise, emergiram 3 categorias sendo elas: 1) Entre integração e inclusão, 2) O cuidar e brincar: a monitora da educação infantil na construção da gestualidade e 3) Entre o silêncio e vozes: identidade profissional da monitora de creche. Os resultados apontaram dificuldades na compreensão do conceito de inclusão, destacando a necessidade de formação contínua sobre essa temática. A ludicidade foi identificada como essencial para o desenvolvimento infantil, e a valorização profissional das monitoras se mostrou fundamental para a qualidade da educação que realizavam. O estudo sugeriu que a educação infantil caminha para um modelo mais inclusivo e sensível às necessidades e potencialidades das crianças, mas ainda há desafios que demandam investimentos na qualificação e no reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta modalidade de ensino. O estudo evidenciou, ainda, a carência de uma reestruturação no currículo nacional da Educação Infantil e da Educação Física, especialmente no que se refere à Educação Especial e Inclusiva, o qual necessita de maior atenção pensando-se no fazer pedagógico. Este estudo possibilitou a criação de um recurso educacional eletrônico, o Ebook "Brincar se Aprende", que convida à reflexão e à prática pedagógica comprometida com uma Educação Infantil democrática, afetiva e inclusiva, na qual o movimento é uma ponte para o desenvolvimento integral das crianças.

Resumo (inglês)

There has been much discussion about the inclusion of children with disabilities in schools in different teaching modalities and the impacts due to the great social relevance and, often, media coverage disseminated in the socio-academic and professional environment. These actions are the result of paradigm shifts in relation to people with disabilities throughout history, which also end up changing the educational context and its different interfaces. Among the different nuances that support education, we highlight the body culture of movement in physical education classes aimed at all children, including children with disabilities. The study investigated the perception of 29 monitors from 5 municipal daycare centers in the interior of the State of São Paulo about the inclusive playful-pedagogical activities developed in the professional environment. Using a qualitative approach, the data collection instrument was carried out through interviews and were analyzed based on the studies of Bardin (2016). Finally, the analysis emerged three categories: 1) Between integration and inclusion, 2) Caring and playing: the early childhood education monitor in the construction of gestures and 3) Between silence and voices: the professional identity of the daycare monitor. The results pointed out difficulties in understanding the concept of inclusion, highlighting the need for continuous training on this topic. Playfulness was identified as essential for child development, and the professional development of the monitors proved to be fundamental to the quality of the education they provided. The study suggested that early childhood education is moving towards a more inclusive model that is sensitive to the needs and potential of children, but there are still challenges that require investment in the qualification and recognition of professionals involved in this type of education. The study also highlighted the lack of restructuring in the national curriculum for Early Childhood Education and Physical Education, especially with regard to Special and Inclusive Education, which requires greater attention in terms of pedagogical practice. This study made it possible to create an electronic educational resource, the eBook "Brincar se Aprende" (Playing is Learning), which invites reflection and pedagogical practice committed to a democratic, affective and inclusive Early Childhood Education, in which movement is a bridge to the integral development of children.

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Cultura corporal do movimento, Educação especial, Educação infantil, Monitora, Inclusive education, Body culture of movement, Special education, Early childhood education, Monitor

Idioma

Português

Citação

SANTOS, Aline Cordeiro dos. Estudo sobre a cultura corporal do movimento junto às crianças com deficiência nas escolas de educação infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo: percepção das monitoras. Orientadora: Maria Candida Soares Del-Masso. 2025. 120 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente - SP, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação