Publicação: TEORÍAS SUBJETIVAS DE LA CONVIVENCIA ESCOLAR: ¿QUÉ DICEN LOS PADRES
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
El objetivo de este trabajo fue describir e interpretar las TS de la convivencia escolar, de un grupo de padres y madres de una escuela de educación primaria chilena. Se utilizó un muestreo teórico y se aplicaron grupos de discusión y entrevistas episódicas a 16 padres y madres de una escuela de educación primaria. Los datos se analizaron mediante la técnica de la teoría fundamentada, encontrando (a) teorías subjetivas simples, pero que disponen a los padres a educar a sus hijos en convivencia; (b) factores asociados a la CE y propuestas para su mejora, (c) además de un rol parental educativo que se organiza en tres niveles para enseñar a sus hijos a convivir en la escuela. En la discusión se analiza la implicancia de estas teorías subjetivas en la convivencia escolar y el rol parental.
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho foi descrever e interpretar as teorias subjetivas (TS) da convivência escolar (CE), de um grupo de pais e mães de uma escola de educação primária chilena. Uma amostragem teórica foi utilizada e se aplicaram grupos de discussão e entrevistas episódicas em 16 pais e mães de uma escola de educação primária. Os dados foram analisados através da técnica da teoria fundamentada (Grounded Theory), encontrando: (a) teorias subjetivas simples, mas que proporcionam aos pais educar seus filhos na convivência; (b) fatores associados à CE e propostas de melhoria; (c) além de um papel educativo dos pais que se organiza em três níveis para ensinar seus filhos a conviver na escola. Na discussão é analisada a implicação das teorias subjetivas na convivência escolar e no papel parental.
Descrição
Palavras-chave
Convivência escolar, teorias subjetivas, papel dos pais
Idioma
Espanhol
Como citar
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 25, p. -, 2021.