Logotipo do repositório
 

Publicação:
TEORÍAS SUBJETIVAS DE LA CONVIVENCIA ESCOLAR: ¿QUÉ DICEN LOS PADRES

dc.contributor.authorCuadra-martínez, David
dc.contributor.authorCastro-carrasco, Pablo J.
dc.contributor.authorTognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]
dc.contributor.authorPérez-zapata, Daniel [UNESP]
dc.contributor.authorVéliz-vergara, Douglas
dc.contributor.authorMenares-ossandón, Néstor
dc.contributor.institutionUniversidad de Atacama
dc.contributor.institutionUniversidad de La Serena
dc.contributor.institutionUniversidad Católica del Maule
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversity of Birmingham
dc.date.accessioned2021-07-14T10:26:27Z
dc.date.available2021-07-14T10:26:27Z
dc.date.issued2021-06-11
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo fue describir e interpretar las TS de la convivencia escolar, de un grupo de padres y madres de una escuela de educación primaria chilena. Se utilizó un muestreo teórico y se aplicaron grupos de discusión y entrevistas episódicas a 16 padres y madres de una escuela de educación primaria. Los datos se analizaron mediante la técnica de la teoría fundamentada, encontrando (a) teorías subjetivas simples, pero que disponen a los padres a educar a sus hijos en convivencia; (b) factores asociados a la CE y propuestas para su mejora, (c) además de un rol parental educativo que se organiza en tres niveles para enseñar a sus hijos a convivir en la escuela. En la discusión se analiza la implicancia de estas teorías subjetivas en la convivencia escolar y el rol parental.es
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi descrever e interpretar as teorias subjetivas (TS) da convivência escolar (CE), de um grupo de pais e mães de uma escola de educação primária chilena. Uma amostragem teórica foi utilizada e se aplicaram grupos de discussão e entrevistas episódicas em 16 pais e mães de uma escola de educação primária. Os dados foram analisados através da técnica da teoria fundamentada (Grounded Theory), encontrando: (a) teorias subjetivas simples, mas que proporcionam aos pais educar seus filhos na convivência; (b) fatores associados à CE e propostas de melhoria; (c) além de um papel educativo dos pais que se organiza em três níveis para ensinar seus filhos a conviver na escola. Na discussão é analisada a implicação das teorias subjetivas na convivência escolar e no papel parental.pt
dc.description.affiliationUniversidad de Atacama
dc.description.affiliationUniversidad de La Serena
dc.description.affiliationUniversidad Católica del Maule
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversity of Birmingham, School of Psychology
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021221423
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 25, p. -, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392021221423
dc.identifier.fileS1413-85572021000100304.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572021000100304
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211576
dc.language.isospa
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectConvivência escolarpt
dc.subjectteorias subjetivaspt
dc.subjectpapel dos paispt
dc.titleTEORÍAS SUBJETIVAS DE LA CONVIVENCIA ESCOLAR: ¿QUÉ DICEN LOS PADRESes
dc.title.alternativeTeorias subjetivas da convivência escolar: o que os pais dizem?pt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-0810-2795[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8640-5820[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0929-4925[3]
unesp.author.orcid0000-0001-9409-7170[4]
unesp.author.orcid0000-0002-6020-0288[5]
unesp.author.orcid0000-0002-6963-2773[6]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572021000100304.pdf
Tamanho:
372.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções