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Publicação:
O Narrador e o Tempo em José Saramago: uma leitura da obra Caim

dc.contributor.advisorDezotti, Maria Celeste Consolin [UNESP]
dc.contributor.authorPina, Guilherme Bolsoni Coelho de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-23T16:52:53Z
dc.date.available2019-07-23T16:52:53Z
dc.date.issued2019-05-22
dc.description.abstractAo lermos Caim (2009) de José Saramago, para além das desconstruções do texto bíblico já esperadas de um texto desse autor, somos surpreendidos com uma narrativa que encanta por sua originalidade na forma de narrar e de construir imagens e símbolos. Logo após cometer seu fratricídio, caim (sic), protagonista do romance, é condenado por deus a errar por toda a eternidade. Aproveitando-se disso, o narrador o acompanhará em sua erraticidade em uma jornada entre os mais célebres episódios do Antigo Testamento. Essa jornada, porém, revela-nos uma peculiaridade: a ordem cronológica em que esses episódios são apresentados na Bíblia é subvertida no romance. Parodiando e questionando a pretensão histórica do discurso bíblico, o romance tratará a temporalidade como o principal recurso construtor de sentido. Mas por quê? Por que alterar a ordem bíblica dos episódios? Que sentidos o romance deseja construir com essas alterações? Elas são aleatórias? Quer-se, com isso, apenas desconstruir o texto bíblico? Pistas para respostas a essas perguntas são deixadas a cada episódio visitado por caim (sic), respostas estas das quais tentamos, em nossas análises, aproximar-nos. Estruturamos nosso estudo em cinco capítulos, nos quais analisamos o que a fortuna crítica já estudou sobre a obra; o Romance Histórico e as suas formas de lidar com o passado, predominantemente através da ironia e da paródia; a peculiaridade de Saramago de usar letras minúsculas no início de nomes próprios e os efeitos de sentido que esse recurso traz; o hábil manejo de símbolos e mitos operado pelo narrador, no processo de desconstrução e reconstrução simbólica do romance e, por fim, uma proposta de leitura do romance. Todas essas ferramentas trabalham juntas em favor da descrição de um projeto de narrativa, que é levado a cabo pelas mãos dessa grande entidade criadora de linguagem, imagens e símbolos: o narrador saramaguiano.pt
dc.description.abstractWhen we read Cain (2009) by José Saramago, beyond the deconstructions of the biblical text already expected from a text of this author, we are surprised by a narrative that fascinates for its originality in the way of narrating and constructing images and symbols. Shortly after committing fratricide, cain (sic), protagonist of the novel, is condemned by god to err for all eternity. Taking advantage of this, the narrator will accompany him in his erraticity in a journey among the most celebrated episodes of the Old Testament. This journey, however, reveals us a peculiarity: the chronological order in which these episodes are presented in the Bible is subverted in the novel. Parodying and questioning the historical pretension of biblical discourse, the novel will treat temporality as the main constructor of meaning. But why? Why change the biblical order of the episodes? What senses does the novel want to build with these changes? Are they random? Does it want to just deconstruct the biblical text? Clues to the answers to these questions are left in every episode visited by cain (sic), answers to which we try, in our analyzes, to get closer. We have structured our study into five chapters, in which we analyze what the academic review has already studied about the work; Historical Romance and its ways of dealing with the past, predominantly through irony and parody; Saramago's peculiarity of using lowercase letters at the beginning of proper names and the sense effects that this feature brings; the skilful handling of symbols and myths operated by the narrator, in the process of deconstruction and symbolic reconstruction of the novel and, finally, a proposal to read the novel. All these tools work together in favor of describing a narrative project, which is carried out by the hands of this great entity creator of language, images and symbols: the Saramaguian narratoren
dc.identifier.aleph000918653
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182597
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectJosé Saramagopt
dc.subjectCaimpt
dc.subjectSímbolospt
dc.subjectParódiapt
dc.subjectNomes Próprios e Comunspt
dc.subjectImagenspt
dc.subjectMitospt
dc.subjectCarnavalizaçãopt
dc.subjectNarradorpt
dc.subjectRiso Irônicopt
dc.subjectMythsen
dc.subjectImages and symbolsen
dc.subjectNarratoren
dc.subjectParodyen
dc.subjectIronic laughteren
dc.subjectCarnivalizationen
dc.titleO Narrador e o Tempo em José Saramago: uma leitura da obra Caimpt
dc.title.alternativeThe narrator and the time in Jose Saramago: a reading of the work Cainen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLiteraturas em língua portuguesapt
unesp.researchAreaNão constapt

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