Publicação: Um (re)pensar sobre a formação docente por meio dos ambientes digitais de aprendizagem para o ensino dos conceitos matemáticos
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Data
2025-02-26
Orientador
Barros, Daniela Melaré Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como objetivo conceber uma proposta formativa contínua, a partir da elaboração de diretrizes que contemplem o ensino e a formação dos conceitos matemáticos, por meio dos ambientes digitais de aprendizagem e suas ferramentas, apoiando-se nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e na Teoria da Atividade (TA). A pesquisa busca: i) conhecer os contextos de formação continuada em Ambientes Digitais de Aprendizagem (ADAs) no Sistema Municipal de Ensino de Bauru; ii) compreender os pressupostos teórico-metodológicos da PHC e da TA; iii) analisar a formação continuada de docentes em Matemática; iv) reconhecer as contribuições dos ADAs para a formação de conceitos matemáticos; v) identificar as necessidades dos docentes nos processos formativos em ADAs; e vi) propor diretrizes para a formação de professores. A metodologia incluiu um questionário semiestruturado, aplicado a 30 docentes do Ensino Fundamental, uma entrevista com coordenadores das áreas de formação continuada e de Matemática, além de um instrumento de avaliação de curso aplicado a 13 docentes, todos via Google Forms. Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, permitindo uma compreensão aprofundada das necessidades e lacunas no processo formativo. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos avanços no uso de ADAs, há lacunas no planejamento e organização das formações, especialmente no que tange ao conhecimento matemático que precisa ser abordado de forma mais efetiva. A análise indicou que os docentes enfrentam desafios relacionados ao domínio conceitual dos conteúdos e à adaptação ao uso dos recursos digitais. A pesquisa propôs, assim, diretrizes formativas sustentadas pelos aportes teóricos da PHC e da TA, visando à organização de processos formativos mais eficazes, sustentáveis, flexíveis, inclusivos e adaptáveis. Tais diretrizes têm o objetivo de qualificar a prática pedagógica dos docentes e promover a formação efetiva dos conceitos matemáticos
Resumo (inglês)
This study seeks to develop a proposal for continuing teacher training, supported by the formulation of guidelines that involve the teaching and formation of mathematical concepts through digital learning environments and their respective tools. The proposal is anchored in the theoretical frameworks of Historical-Cultural Psychology and Activity Theory.The objectives of the research are: i) to investigate the contexts of continuous professional development in DLEs within the Municipal Education System of Bauru; ii) to understand the theoretical and methodological assumptions of HCP and AT; iii) to analyze the continuous training of mathematics teachers; iv) to recognize the contributions of DLEs to the formation of mathematical concepts; v) to identify the needs of teachers in formative processes within DLEs; and vi) to propose guidelines for teacher training. The methodology involved a semi-structured questionnaire administered to 30 elementary school teachers, interviews with coordinators from the areas of continuous professional development and mathematics, and a course evaluation instrument applied to 13 teachers, all conducted via Google Forms. Data were analyzed using Discourse Textual Analysis, enabling a comprehensive understanding of the needs and gaps in the formative process. The results revealed that, despite advances in the use of DLEs, there remain gaps in the planning and organization of professional development programs, particularly regarding the mathematical content that requires more effective addressing. The analysis indicated that teachers face challenges related to their conceptual mastery of the content and the adaptation to the use of digital resources. Consequently, the study proposes formative guidelines based on the theoretical contributions of HCP and AT, with the aim of organizing more effective, sustainable, flexible, inclusive, and adaptable professional development processes. These guidelines aim to enhance teachers' pedagogical practices and promote the effective formation of mathematical concepts.
Descrição
Palavras-chave
Formação continuada, Docentes que ensinam Matemática, Ambientes digitais de aprendizagem (ADAs), Teoria da atividade (TA), Psicologia histórico-cultural (PHC), Continuous professional development, Mathematics teachers, Digital learning environments (DLEs), Activity theory (AT), Historical-cultural psychology (HCP)
Idioma
Português
Como citar
AMARAL, Cybelle Cristina Ferreira do. Um (re)pensar sobre a formação docente por meio dos ambientes digitais de aprendizagem para o ensino dos conceitos matemáticos. Barros, Daniela Melaré Vieira. 2025. 221 f. Dissertação (Tese de Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.