Publicação: Corpos audíveis: construções de gênero e influência de aspectos cognitivovisuais na avaliação da performance de mulheres instrumentistas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bortz, Graziela 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA 33004013066P3
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O feminino e o masculino na música, não diferentemente de outras áreas em que tal binarismo de gênero emerge de construções sociais, são estruturas complexas tecidas no sistema hierárquico patriarcal que permeia toda nossa sociedade. São códigos que se reproduzem e sobrevivem nas linguagens e espaços sociais, nas caracterizações de práticas culturais, na atribuição de valores e preconceitos dentro de sistemas de linguagem e comunicação. A música, sendo uma linguagem complexa, composta pela escrita, fala, sons e corpos, absorveu em todo seu espectro os binarismos e o sistema patriarcal que influencia não somente o modo como fazemos, mas também como ouvimos música e os corpos que a tocam. Neste trabalho, exploramos quais são os processos cognitivos e de que maneiras se escondem crenças de diferenças e cunhos de binarismos nos sons permeados pelo engendramento desses códigos em uma estrutura naturalizada ao ponto de não questionarmos se nosso julgamento do que ouvimos é interferido por aspectos visuais. Através da análise de atribuições de gênero e da qualidade que carregam entenderemos os lugares da prática musical de mulheres em alguns pontos da história da música erudita, tanto na análise teórico-musical quanto nas construções do imaginário visual sobre os corpos dessas mulheres na performance. Exploraremos, na discussão final, os efeitos de tais construções na avaliação da performance musical de mulheres na música erudita sob o viés cognitivo das implicações produzidas pelos estereótipos de gênero.
Resumo (inglês)
The feminine and masculine in music, like other areas where such gender binarism emerges from social constructions, are complex structures built into the patriarchal hierarchical system that permeates our entire society. Those codes are reproduced in languages and social spaces, in the characterizations of cultural practices, in the attribution of values in language and communication systems. Music, as a complex language built through writing, speech, sounds and bodies, absorbed in its entirety the binarisms and the patriarchal system that influences not only the way we make music, but also how we listen to music and the bodies that play this music. In this work, we explore which cognitive processes and binarisms are hidden in music language to the point of being unquestionable whether we judge what we hear influenced by visual aspects. Through the analysis of gender qualities, we will understand the place women's musical practice occupied in the history of classical music. We will do so by theoretical-musical analysis and through analysis of constructions of imagery: the bodies of women in musical performance. We will explore, in the final discussion, the effects of such constructions in the evaluation of the musical performance of women in classical music under the cognitive bias of the implications produced by gender stereotypes.
Descrição
Palavras-chave
Música - Execução, Prática interpretativa (Música), Mulheres musicistas, Estereótipos (Psicologia social), Relações de gênero
Idioma
Português
Como citar
KNOTHE, Giullia Assmann. Corpos audíveis: construções de gênero e influência de aspectos cognitivovisuais na avaliação da performance de mulheres instrumentistas. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.