Logotipo do repositório
 

Publicação:
Elementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislação

dc.contributor.advisorJardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]
dc.contributor.authorVarela, Thierry Gabriel
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-09-21T18:11:07Z
dc.date.available2022-09-21T18:11:07Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.description.abstractA dissertação que ora apresentamos, trata da construção social do mercado do futebol no Brasil, buscando identificar elementos não-econômicos que ajudam a fundamentar este mercado. Após coleta e análise dos dados, com inspiração na sociologia econômica, selecionamos duas variáveis para construir nossa argumentação: uma variável de cunho cultural (mito do jogador como herói) e uma variável de cunho social (flexibilização na legislação). Sem negar a possível existência de outras variáveis, acreditamos que essas duas nos ajudam a explicar a alta movimentação econômica desse mercado, sobretudo após os anos 2000. Teve como metodologia pesquisa na internet, já que a pesquisa de campo, na Ferroviária, prevista no cronograma inicial, foi prejudicada, devido à Pandemia de COVID-19 que se iniciou em março de 2020. Após a qualificação, decidimos revisar o sentido da pesquisa, partindo para consultas aos materiais do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.pt
dc.description.abstractThis dissertation deals with the social construction of the soccer market in Brazil, seeking to identify non-economic elements that help to support this market. After collecting and analyzing data, inspired by economic sociology, we selected two variables to build our argument: a cultural (myth of the player as a hero) and a social variable (flexibility in legislation). Without denying the possible existence of other variables, we believe that these two help us to explain the high economic movement of this market, especially after the 2000s. Its methodology was internet research, since the field research, in the Railway, foreseen in the The initial research was impaired, due to the COVID-19 Pandemic that started in March 2020. After qualification, we decided to review the meaning of the research, starting to consult the materials of the CPDOC - Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil.en
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236691
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMercado do futebolpt
dc.subjectSociologia econômicapt
dc.subjectMito do heróipt
dc.subjectTransferências de atletaspt
dc.subjectFootball marketen
dc.subjectEconomic sociologyen
dc.subjectThe hero mythen
dc.subjectAthlete transfersen
dc.titleElementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislaçãopt
dc.title.alternativeNon-economic elements in construction of the soccer market: hero myth and flexibility in legislationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
varela_tg_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: