Publicação: Caracterização do desenvolvimento da brincadeira simbólica em crianças com perda auditiva e o contexto familiar
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Data
Autores
Orientador
Leite, Lúcia Pereira 

Coorientador
Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit 

Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A linguagem desempenha papel essencial no desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas, entre elas a capacidade de simbolizar. Nesse processo, há o contexto específico de desenvolvimento da criança com perda auditiva congênita, que pode ocasionar em um contato com a linguagem de forma mais tardia. Diante dessa problemática, o objetivo geral do estudo foi analisar o desenvolvimento da atividade da brincadeira simbólica infantil em crianças com perda auditiva bilateral severa a profunda, com idade entre 2,5 a 5 anos, usuárias de dispositivos tecnológicos para acesso aos sons da fala, como Implante Coclear (IC) ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), identificando os possíveis mediadores nesse processo. A pesquisa foi realizada em um Centro de Estudos da Educação e da Saúde, vinculado a uma universidade pública do Estado de São Paulo. Participaram quatro crianças e suas famílias. Os resultados obtidos foram divididos em dois estudos. No Estudo 1, o objetivo foi identificar a percepção dos familiares sobre: a perda auditiva, a estimulação auditiva, a compreensão do processo de adaptação do AASI e as expectativas em relação ao IC. Contou com a aplicação da Escala de Avaliação da Linguagem Oral em contexto Familiar (EVALOF) e entrevista com a família. A entrevista, submetida a análise de conteúdo, evidenciou três categorias: (a) Processo de aceitação da perda auditiva (conteúdos envolvendo a criação de hipóteses, as reações iniciais de entristecimento e busca por apoio); (b) Adaptação ao AASI (negação inicial quanto à necessidade de uso, dificuldade em promover o uso e a tristeza e frustração relacionadas): (c) Expectativas em relação ao IC (Preocupação quanto a possíveis limitações futuras das e ganhos na linguagem receptiva e expressiva). Já os dados resultantes da aplicação da EVALOF, foram submetidos a análise quanti-qualitativa, mostrando um perfil de considerável incentivo por parte dos pais ao desenvolvimento da linguagem oral em ambiente familiar. O Estudo 2, teve como objetivo caracterizar as atividades lúdicas utilizadas por cada criança com perda auditiva bilateral em brincadeiras, sejam elas solitária, com a mãe ou em interação com a pesquisadora, com foco na análise do desenvolvimento do simbolismo. Foram utilizadas filmagens da interação lúdica com a criança em três sessões que foram submetidas a análise episódica. Os resultados indicaram presença de três tipos de brincadeira: (a) funcional (reprodução do significado social dos objetos na brincadeira), (b) funcional em situação imaginária (significado inserido em enredo lúdico) e (c) uso dos objetos enquanto função de pivô (uso substitutivo). Foram encontrados episódios de brincadeira funcional na atividade das quatro crianças, porém com diferenças de ocorrência nas duas outras categorias investigadas. No geral, é possível apontar para a importância da estimulação dos pais e o papel da linguagem para o desenvolvimento do simbolismo e indicar formas compensatórias das crianças na demonstração da brincadeira simbólica.
Resumo (inglês)
Language plays a crucial role in the development of human psychological capacities, including the ability to symbolize. In this process, there is a specific developmental context for children with congenital hearing loss, which may lead to a later exposure to language. Given this issue, the general objective of this study was to analyze the development of symbolic play in children with severe to profound bilateral hearing loss, aged between 2.5 and 5 years, who use technological devices for access to speech sounds, such as Cochlear Implants (CI) or Hearing Aids (HA), identifying possible mediators in this process. The research was conducted at a Center for Education and Health Studies affiliated with a public university in the state of São Paulo. Four children and their families participated. The results were divided into two studies. In Study 1, the objective was to identify family perceptions regarding hearing loss, auditory stimulation, the adaptation process to HA, and expectations regarding CI. This study included the application of the Oral Language Assessment Scale in a Family Context (EVALOF) and family interviews. Content analysis of the interviews revealed three main categories:(a) Process of accepting hearing loss – involving the creation of hypotheses, initial reactions of sadness, and the search for support; (b) Adaptation to HA – including initial denial of the need for use, difficulty in encouraging its use, and associated sadness and frustration; (c) Expectations regarding CI – concerns about potential future limitations and anticipated gains in receptive and expressive language. The data from the application of EVALOF underwent a quantitativequalitative analysis, revealing a considerable level of parental encouragement for oral language development in the home environment. Study 2 aimed to characterize the play activities of each child with bilateral hearing loss, whether in solitary play, play with their mother, or interactions with the researcher, focusing on the development of symbolic play. The study used video recordings of playful interactions with the children across three sessions, which were analyzed episodically. The results indicated the presence of three types of play: (a) Functional play – reproducing the social meaning of objects in play; (b) Functional play in an imaginary situation – inserting meaning into a playful narrative; (c) Use of objects as pivot functions – substitutive use of objects. Episodes of functional play were observed in all four children, but differences emerged in the occurrence of the other two categories. Overall, the findings highlight the importance of parental stimulation and the role of language in the development of symbolism, as well as the compensatory strategies children use to demonstrate symbolic play.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento Infantil, Família, Aprendizagem lúdica, Função simbólica, Perda auditiva, Child development, Family, Playful learning, Symbolic function, Hearing los
Idioma
Português
Como citar
PRATA, Isadora de Martino Caracterização do desenvolvimento da brincadeira simbólica em crianças com perda auditiva e o contexto familiar. Orientadora: Lúcia Pereira Leite. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.