Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010

dc.contributor.advisorMarchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]
dc.contributor.authorCassettari, Marcel Innocenti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:48Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:48Z
dc.date.issued2013-04-30
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo caracterizar e demonstrar a ocorrência da autoria nas Redações de Vestibular, por meio da análise do corpus, consistente das noventa e quatro melhores redações produzidas no Vestibular de meio de ano da Vunesp 2010. A autoria é demonstrada por meio da forma arquitetônica, guardando indissolúvel relação com a capacidade de relacionar outras vozes. A análise das relações dialógicas constitui objeto secundário do trabalho, assim como a caracterização da Redação de Vestibular como um gênero do discurso secundário, sofrendo coerções e recomendações da esfera escolar e dos vestibulares. São utilizados conceitos extraídos da obra do Círculo de Bakhtin, em especial o de gênero do discurso, dialogismo, enunciado, ideologia, signo e autoria. Não obstante, por tratar-se de uma proposta de vestibular e de redações efetivamente produzidas em um contexto de avaliação, conceitos de alguns autores vinculados ao ensino de redação também são utilizados. Estabelecidas as relações necessárias e as características do gênero Redação de Vestibular, buscou-se descrever e analisar as relações dialógicas existentes entre as redações, a proposta e a esfera escolar. Observaram-se, ainda, os indícios de autoria existentes nas redações, procurando descrevê-los e analisá-los. Busca-se a comprovação da tese de que toda Redação de Vestibular tem autoria própriapt
dc.description.abstractThe research aims to characterize and demonstrate the occurrence of authorship in the university entrance exams argumentative Writing, by analyzing the corpus, consisting of ninety-four best essays produced in university entrance exams mid-year of Vunesp 2010. The authorship is demonstrated through architectural form, keeping indissoluble relation with the ability to relate to other voices. The analysis of the dialogical relations are secondary object of the work, as well as the characterization of university entrance exams argumentative Writing as a secondary genre of discourse, suffering constraints and recommendations of the sphere of school and college entrance exams. Concepts used are derived from the work of the Bakhtin Circle, especially the gender discourse, dialogism, statement, ideology, and sign making. Nevertheless, because it is a proposal of university entrance exams and essays effectively produced in an evaluation context, concepts of some authors linked to the teaching of writing are also used. Established the necessary relationships and gender characteristics of university entrance exams argumentative Writing, we sought to describe and analyze the dialogical relations between the essays, and the proposed school ball. There were also indications of authorship existing in the newsroom, trying to describe them and analyze them. The aim is to prove the thesis that all of university entrance exams argumentative Writing has authorshipen
dc.format.extent152 f. : il.
dc.identifier.aleph000716171
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationCASSETTARI, Marcel Innocenti. Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010. 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
dc.identifier.filecassettari_mi_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes8827698477373212
dc.identifier.orcid0000-0001-7453-1734
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93874
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectExame vestibularpt
dc.subjectRedaçãopt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectPortuguese languagept
dc.titleAnálise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010pt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes8827698477373212
unesp.advisor.orcid0000-0001-7453-1734
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguísticapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivos e textuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cassettari_mi_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.49 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format