Logo do repositório
 

Transtornos globais do desenvolvimento e a inclusão escolar: adequações curriculares para o ensino de História no ensino médio

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorErvilha, Guilherme Cortez [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-05-17T13:12:26Z
dc.date.available2019-05-17T13:12:26Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.description.abstractA relativa escassez de métodos oferecidos aos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) no Ensino Médio justifica o desenvolvimento de estudos que visem oferecer alternativas mais eficazes a essa questão. O presente estudo de caso interventivo, concebido com uma abordagem qualitativa descritiva, foi desenvolvido em uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, localizada no interior do Estado de São Paulo. Nosso objetivo primário foi investigar a inclusão do aluno com TGD no ensino de História. Dos objetivos específicos, constaram: a) Investigar a disponibilidade, aplicação e efetividade dos recursos pedagógicos atuais destinados aos alunos com TGD; b) Elaborar um produto educacional, voltado ao ensino de História, aplicado em aluno de Ensino Médio com TGD; c) Avaliar o impacto do material produzido; d) Desenvolver um guia para os professores, sobre a aplicação do produto educacional proposto. Dados foram coletados por meio de questionários e diário de campo. No levantamento bibliográfico, confirmou-se a escassez de estudos sobre TGD no Ensino Médio, sendo a maioria concentrada fora do Brasil. Observou-se, ainda, a inexistência de trabalhos abarcando conjuntamente os tópicos TGD, Ensino Médio e Ensino de História. Com base nos objetivos propostos, constatamos a falta de conhecimento especializado dos professores, a escassez de programas de capacitação e a ausência de materiais devidamente adaptados para os alunos com TGD, dificultando seu desenvolvimento. Os resultados do presente estudo reafirmam a necessidade de recursos pedagógicos que garantam a aprendizagem desses alunos, e promovam de fato o processo de inclusão.pt
dc.description.abstractThe relative scarcity of methods offered to students with Global Developmental Disorders (GDD) in the High School, justifies the development of studies aimed at offering more effective alternatives to this issue. The present case study, designed with a descriptive qualitative approach, was developed in a High School of the State Teaching Network, located in the interior of São Paulo State. Our primary objective was to investigate the inclusion of the student with GDD in the teaching of History. The specific objectives were: a) To investigate the availability, application and effectiveness of the current pedagogical resources for students with GDD; b) Elaborate an educational product, aimed at the History teaching, applied in a High School student with GDD; c) Evaluate the impact of the material produced; d) Develop a guide for teachers on the application of the proposed educational product. Data were collected through surveys and field diaries. In the bibliographical review, the lack of studies on GDD in High School was confirmed, being the majority concentrated outside Brazil. It was also observed the inexistence of works covering the topics GDD, High School and History Teaching. Based on the proposed aims, we verified the lack of specialized knowledge of the teachers, the deficiency of training programs, and the absence of properly adapted materials for students with GDD, hindering their development. The results of this study reaffirm the need for pedagogical resources that guarantee the learning of these students, and actually promote the inclusion processen
dc.identifier.aleph000916620
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182055
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEnsino de Históriapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectTranstorno global do desenvolvimentopt
dc.subjectTGDpt
dc.subjectTEApt
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopt
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectGlobal developmental disorderen
dc.titleTranstornos globais do desenvolvimento e a inclusão escolar: adequações curriculares para o ensino de História no ensino médiopt
dc.title.alternativeGlobal development disorders and the school inclusion: adequacy for the teaching of History in high schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ervilha_gc_me_bauru.pdf
Tamanho:
9.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Dissertação de mestrado

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: