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Diagnóstico do desempenho ambiental por praticantes de corrida e proposta de indicador para cidades mais sustentáveis

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Advisor

Castro, Marcus Cesar Avezum Alves de

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Rio Claro - IGCE - Engenharia Ambiental

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

Este projeto avaliou o desempenho ambiental de praticantes de corrida de rua em relação aos parâmetros de: modal de locomoção; distância até o local de treino; produção de embalagens durante a alimentação e hidratação dos praticantes em três momentos em relação à prática: pré, intra e pós treino; padrão de aquisições relacionado à corrida mensurado em reais e em quantidade e volume de treino: em km para a corrida e em minutos para fortalecimento. Dessa forma traçou-se correlações entre os parâmetros observados fundamentando problemáticas ambientais da prática do esporte corrida. Foram monitorados 12 voluntários, com início no dia 06 de novembro de 2023 pelo período de 4 semanas consecutivas, sem nenhum tipo de intervenção ou direcionamento de viés socioambiental. Após o monitoramento dos voluntários aplicou-se questionário comportamental e de percepção ao mesmo grupo. O resultado obtido trouxe um panorama baseado em 147 treinos acompanhados. Dessa forma acredita-se ter obtido fundamentação quantitativa e qualitativa suficiente para a compreensão dos principais defletores do desempenho ambiental dos corredores no contexto que estão inseridos. Dessa forma o trabalho buscou contribuir para a construção de um esporte mais sustentável e acessível no Brasil e fundamentalmente para as particularidades do estado de São Paulo. A estratégia proposta foi construída em consonância com alguns dos 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas e norteadores da Agenda 2030. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi essencial compreender o contexto em que a pesquisa está inserida, sendo que no estado de São Paulo o setor de transporte se mostra atualmente como o principal emissor de gases de efeito estufa segundo dados do SEEG - Sistema de Estimativas de Emissão de Gases e portanto a pesquisa se desenvolveu com um olhar crítico e focado também a esse fator.

Abstract (english)

This project evaluated the environmental performance of street runners in relation to the following parameters: mode of transportation; distance to the training location; packaging production during participants' nutrition and hydration at three moments related to the practice: pre, during, and post-training; purchasing patterns related to running, measured in reais, quantity and volume of training: in kilometers for running and in minutes for strength training. Thus, correlations were drawn between the observed parameters, grounding the environmental challenges of the sport of running. Twelve volunteers were monitored, starting on November 6, 2023, over a period of four consecutive weeks, without any intervention or socio-environmental bias direction. After monitoring the volunteers, a behavioral and perception questionnaire was applied to the same group. The results provided an overview based on 147 monitored training sessions. Therefore, it is believed that sufficient quantitative and qualitative evidence was obtained to understand the main deflectors of the environmental performance of runners within their context. This study aimed to contribute to building a more sustainable and accessible sport in Brazil and, fundamentally, to the particularities of the state of São Paulo. The proposed strategy was developed in alignment with some of the 17 SDGs – Sustainable Development Goals established by the United Nations General Assembly and guiding the 2030 Agenda. Understanding the context in which the research is embedded was essential for this work, as the transportation sector currently stands out as the main greenhouse gas emitter in São Paulo state, according to data from the SEEG – Sistema de Estimativas de Emissão de Gases. Therefore, the research was developed with a critical focus on this factor.

Description

Keywords

Corrida de rua, Embalagem, Cidades sustentáveis, Gases de efeito estufa, Desempenho ambiental, Objetivo de desenvolvimento sustentável, Locomoção, Street racing, Environmental performance, Packaging, Greenhouse gasese cities, Sustainable development goals, Transportation

Language

Portuguese

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