Publicação: Relato da experiência junto ao projeto de extensão universitária sobre as percepções e o empoderamento de acadêmicos de odontologia quanto à segurança do paciente.
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Data
Autores
Orientador
Pinelli, Camila 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - FOAR - Odontologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A cultura de segurança do paciente busca reduzir o número de eventos adversos e
complicações decorrentes da assistência em saúde. A formação e o treinamento
acadêmico dentro dessa cultura são importantes para aperfeiçoar a qualidade do
cuidado oferecido. Em Odontologia, assim, como na área médico-hospitalar, o
paciente deve participar ativamente de seu tratamento, questionando e interagindo
com os profissionais. O objetivo deste TCC é realizar o relato de minha experiência
junto ao projeto de extensão universitária, financiado pela PROEC-UNESP, intitulado
“Promoção da cultura de segurança do paciente: percepções e empoderamento de
pacientes usuários e acadêmicos de odontologia.” Por meio de rodas de conversa
realizadas entre acadêmicos de 3º a 5º ano da FOAr-UNESP, foram investigadas as
percepções sobre o tema segurança do paciente. As falas de 51 acadêmicos
participantes foram gravadas, transcritas e analisadas de forma qualitativa, por meio
da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. A partir das ideias centrais
obtidas nos DSCs, um folheto para difusão de conhecimentos foi elaborado, em
conjunto com os saberes da equipe do projeto e foi distribuído para outros 52
acadêmicos participantes, em conjunto com um questionário de satisfação, como
forma de se avaliar o conteúdo do folheto desenvolvido e se sua finalidade educativa
havia sido obtida. Desta forma cada participante respondeu individualmente a 5
questões e registrou sua resposta em uma escala numérica de caracterização da
satisfação. Para a análise dos dados sobre a satisfação, utilizou-se a metodologia do
Net Promoter Score (NPS). Houve boa percepção quanto ao conteúdo do folheto e
este pode ser distribuído para o público interno e externo à FOAr. Rodas de conversa
finais foram realizadas no momento da entrega do folheto aos demais participantes,
visando o empoderamento sobre aspectos importantes para a segurança do paciente
odontológico. Ao final, pode-se observar que o projeto possibilitou a ampla discussão
sobre o tema, incentivou a identificação de características de um atendimento
odontológico de qualidade, e propiciou que os participantes se tornassem mais
empoderados em relação a promoção da cultura de segurança do paciente.
Resumo (inglês)
The patient safety culture seeks to reduce the number of adverse events and complications arising from healthcare services. Education and academic training within this culture are important to improve patient safety and quality. In Dentistry, as in the medical-hospital area, the patient must actively participate in their treatment, questioning and interacting with professionals. The objective of this TCC is to report on my own experience within the university extension project supported by PROEC-UNESP which was entitled “Promotion of patient safety culture: perceptions and empowerment of patient users and dentistry students.” Interactive conversation circles were taken among dental students enrolled in 3rd and 5th grades at FOAr-UNESP dental school. Speeches on the topic of dental patient safety were recorded in a voice recorder, among a group of 51 participants. Data were transcribed and analyzed qualitatively, by means of the Collective Subject Discourse – DSC methodology. Central ideas obtained in discourses were used to elaborate the leaflet on patient safety. The leaflet was printed and distributed to another group of 52 dental students. A five questions questionnaire was also distributed to them in order to evaluate their satisfaction in relation to the leaflet content. Their response was registered in a numeric scale and the Net Promoter Score (NPS) methodology was used to evaluate results. There was good perception regarding the content of the leaflet and it could be distributed inside FOAr, and in external community. Final interactive conversation circles were held when the leaflet was handed out to participants, promoting their empowerment on important aspects for the dental patient safety. The project enabled a broad discussion on the topic of patient safety, and encouraged them to identify some of the characteristics related to health quality promotion.
Descrição
Palavras-chave
Estudantes de odontologia, Segurança do paciente, Saúde pública, Students dental, Patient safety, Public health
Idioma
Português
Como citar
Santos AM. Relato da experiência junto ao projeto de extensão universitária sobre as percepções e o empoderamento de acadêmicos de odontologia quanto à segurança do paciente [Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em Odontologia]. Araraquara: Faculdade de Odontologia da UNESP; 2023.