Logotipo do repositório
 

Publicação:
O jogo como recurso metodológico no ensino das práticas corporais na Educação Física escolar: análise de materiais didáticos

dc.contributor.advisorImpolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.contributor.authorPapais, Murillo Pereira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-12-15T17:24:23Z
dc.date.available2022-12-15T17:24:23Z
dc.date.issued2022-11-09
dc.description.abstractO jogo faz parte da vida dos seres humanos desde a pré-história, constituindo-se como elemento da cultura, que é transmitido de uma geração à outra. Na Educação Física escolar (EFE) o jogo assume duas dimensões diferentes: objeto de ensino e recurso metodológico. No primeiro caso o jogo é tratado como prática corporal, elemento da cultura corporal de movimento que deve ser ensinado nesta disciplina. No segundo caso, o jogo passa a ser utilizado como recurso para o ensino de outros conteúdos, por exemplo, para ensinar danças, lutas ou ginástica. O presente trabalho teve como objetivo analisar o jogo dentro da EFE, como recurso metodológico, em materiais didáticos para os professores da Educação Física. Por meio de uma análise documental foram levados em consideração os seguintes pontos a respeito do jogo: a frequência de uso e a forma como o jogo foi usado (como conteúdo ou recurso pedagógico). Através desta análise foi possível observar o uso do jogo como um conteúdo nas unidades temáticas de Brincadeiras e Jogos. Quando usado em outras unidades temáticas verificou-se o jogo como um recurso pedagógico para o professor. Ao chegar mais próximo do 4º e 5º ano do ensino fundamental observou-se o uso menos frequente do jogo como um recurso para o ensino dos conteúdos. Concluiu-se que o livro “Currículo em Ação do Estado de São Paulo” possui uma variedade maior de jogos como recurso pedagógico, enquanto o livro "Práticas Corporais: Educação Física” possui uma variedade maior de jogos enquanto conteúdo, com menos possibilidades para a utilização do professor como recurso pedagógico.pt
dc.description.abstractThe game has been part of human life since prehistoric times, constituting itself as an element of culture, which is transmitted from one generation to another. In school Physical Education (EFE) the game assumes two different dimensions: teaching object and methodological resource. In the first case, the game is treated as a corporal practice, an element of the corporal culture of movement that must be taught in this discipline. In the second case, the game starts to be used as a resource for teaching other contents, for example, to teach dances, fights or gymnastics. The present work aimed to analyze the game within EFE, as a methodological resource, in didactic materials for Physical Education teachers. Through a document analysis, the following points regarding the game were taken into account: the frequency of use and the way in which the game was used (as content or pedagogical resource). Through this analysis, it was possible to observe the use of games as content in the thematic units of Play and Games. When used in other thematic units, the game was verified as a pedagogical resource for the teacher. When getting closer to the 4th and 5th year of elementary school, the less frequent use of the game as a resource for teaching content was observed. It was concluded that the book “Currículo em Ação do Estado de São Paulo” has a greater variety of games as a pedagogical resource, while the book “Práticas Corporals: Educação Física” has a greater variety of games as content, with less possibilities for the use of the teacher as a pedagogical resource.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238233
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectJogopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectGameen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMethodologyen
dc.titleO jogo como recurso metodológico no ensino das práticas corporais na Educação Física escolar: análise de materiais didáticospt
dc.title.alternativeThe game as a methodological resource in the teaching of corporal practices in school Physical Education: analysis of teaching materialsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
papais_mp_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
701.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
papais_mp_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
108.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: