Logotipo do repositório
 

Publicação:
Intervenção educativa de prevenção primária ao tabagismo em escola pública

dc.contributor.advisorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Fernanda Lins e [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:16Z
dc.date.issued2008-12-09
dc.description.abstractO tabagismo define-se como uma doença epidêmica, pediátrica, crônica e contagiosa, relacionando-se a uma das maiores causas mundiais de morbi-mortalidade. O contexto escolar apresenta-se como principal local para o desenvolvimento de medidas preventivas de caráter primário, tendo como alvo a população pré-adolescente. O treino de habilidades sociais pertinentes à exposição tabágica, bem como o uso da instrução verbal na aquisição de conhecimentos relativos aos malefícios do cigarro parecem indicar fatores de proteção à iniciação ao tabagismo. Esta dissertação caracteriza pré-adolescentes da 5ª série de duas escolas públicas e seus familiares quanto aos conhecimentos prévios sobre tabagismo, perfil sócio-econômico e história tabagística, e avalia, por meio de delineamento de pesquisa quase-experimental, a eficiência de uma intervenção educativa de prevenção primária ao tabagismo nas escolas participantes, sendo uma caracterizada como grupo Experimental (n=27) e a outra, grupo Controle (n=34). Foram realizadas avaliações com os pré-adolescentes distribuídos por sexo, antes e após a intervenção por meio de um Instrumento de Avaliação de Conhecimento e pela medida de auto-relato do Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC-Del-Prette). A intervenção educativa constituiu-se de 8 sessões, com duas horas de duração cada, às quais ocorreram com freqüência de duas vezes por semana. As sessões foram intercaladas quanto ao conteúdo abordado, sendo as sessões ímpares de caráter informativo (utilização da técnica da instrução verbal) e, as pares, de caráter vivencial (realização do treino de desempenhos sociais adequados para lidar com exposição tabágica). Os resultados obtidos indicam diferença estatisticamente significativa entre os grupos Controle e Experimental nas fases...pt
dc.description.abstractSmoking is defined as an epidemic, pediatric, chronic and contagious disease, relating to one of the major worldwide causes of morbi-mortality. The school context is presented as the main place for the development of preventive measures that are primary, targeting the preadolescent population. The social skills training relevant to tobacco exposure and the use of verbal instruction in the acquisition of knowledge concerning the harm caused by cigarette seem to prevent smoking initiation. This dissertation characterize preadolescents in the 5th grade of two public schools and their families as to previous knowledge about smoking, social-economic profile and smoking history, and evaluates, through design of quasi-experimental research, the efficiency of an educational intervention for primary prevention of smoking among the participating schools, being characterized as Experimental group (n = 27) and the other, Control group (n = 34). Evaluations were conducted with preadolescents distributed by sex, before and after an intervention through a Knowledge Assessment Instrument and through the self-report measure of Multimedia Social Skills Inventory for Children (MUSSIC – Del-Prette). The educational intervention consisted of 8 sessions, with the duration of two hours each, which occurred twice a week. The sessions were interspersed according to the discussed subject, the odd sessions had an informative character (using the verbal instruction technique) and, the even ones, living character (realization of social performance training appropriate to dealing with smoking exposure). The results show a statistically significant difference between the Experimental and Control groups in pre and pos-intervention stages of the Knowledge Assessment measures, but did not show significant difference between these groups in the self-report of social behavior frequency of MUSSIC in the different studied... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent122 f. : il. color. + Apêndices e anexos.
dc.identifier.aleph000578932
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationFREITAS, Fernanda Lins e. Intervenção educativa de prevenção primária ao tabagismo em escola pública. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.filefreitas_fl_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes6535356022897474
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91293
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFumo - Vício - Tratamentopt
dc.subjectEstudantes do ensino de primeiro graupt
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt
dc.subjectDrogas - Abusos - Prevençãopt
dc.subjectTabagismopt
dc.subjectIntervenção educativapt
dc.subjectSmokingen
dc.subjectEducational Interventionen
dc.subjectPrimary Preventionen
dc.subjectBehavior Analysisen
dc.subjectSocial Skillsen
dc.titleIntervenção educativa de prevenção primária ao tabagismo em escola públicapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6535356022897474
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
freitas_fl_me_mar.pdf
Tamanho:
691.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format