Logotipo do repositório
 

Publicação:
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Janaína Farias de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-25T18:24:37Z
dc.date.available2023-05-25T18:24:37Z
dc.date.issued2023-05-05
dc.description.abstractEsta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo.pt
dc.description.abstractThis research, resulting from artistic creation processes, elaborated and developed in the school contexto, proposes possibilities for teaching decolonial Art, bringing new perspectives from the narratives and photographic references of black women present in the school itself, shifting the look and building dialogues and reflections that allow us to rethink our practices and knowledge, in order to value our cultural heritage and consequently our ways of being in the world. We based the study on the method of A/R/Tografhy and on the references of Conceição Evaristo ́s Writing.en
dc.description.abstractEsta investigación, resultantes de procesos de creación artística, elaborado y desarrollado en el contexto escolar, propone posibilidades para la enseñanza del Arte decolonial, trayendo nuevas miradas desde las narrativas y referentes fotográficos de mujeres negras presentes en la propia escuela, desplazando la mirada y construyendo diálogos y reflexiones que permitan repensar nuestras prácticas y saberes, a fin de poner en valor nuestro acervo cultural y consecuentemente nuestras formas de estar en el mundo. Basamos el estudio en el método A/R/Tografia y en las referencias de la Escritura de Conceição Evaristo.es
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243688
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDecolonialidades
dc.subjectEnseñanza del artees
dc.subjectEducación antirracistaes
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectPhotographic referencesen
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt
dc.subjectArte e fotografiapt
dc.subjectNegros - Identidade racialpt
dc.subjectDescolonizaçãopt
dc.titleOlhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola públicapt
dc.title.alternativeQuirino negro mira: la luz negra que ilumina la escuela públicaes
dc.title.alternativeQuirino black looks: at the black light that illuminates the public schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaAbordagens teórico-metodológicas das práticas docentes.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_jfs_me_ia.pdf
Tamanho:
92.98 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: