Publicação: Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coutinho, Rejane Galvão 

Coorientador
Pós-graduação
Artes (mestrado profissional) - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo.
Resumo (inglês)
This research, resulting from artistic creation processes, elaborated and developed in the school contexto, proposes possibilities for teaching decolonial Art, bringing new perspectives from the narratives and photographic references of black women present in the school itself, shifting the look and building dialogues and reflections that allow us to rethink our practices and knowledge, in order to value our cultural heritage and consequently our ways of being in the world. We based the study on the method of A/R/Tografhy and on the references of Conceição Evaristo ́s Writing.
Resumo (espanhol)
Esta investigación, resultantes de procesos de creación artística, elaborado y desarrollado en el contexto escolar, propone posibilidades para la enseñanza del Arte decolonial, trayendo nuevas miradas desde las narrativas y referentes fotográficos de mujeres negras presentes en la propia escuela, desplazando la mirada y construyendo diálogos y reflexiones que permitan repensar nuestras prácticas y saberes, a fin de poner en valor nuestro acervo cultural y consecuentemente nuestras formas de estar en el mundo. Basamos el estudio en el método A/R/Tografia y en las referencias de la Escritura de Conceição Evaristo.
Descrição
Palavras-chave
Decolonialidad, Enseñanza del arte, Educación antirracista, Decoloniality, Art teaching, Photographic references, Anti-racist education, Arte - Estudo e ensino, Criação (Literária, artística, etc.), Arte e fotografia, Negros - Identidade racial, Descolonização
Idioma
Português