Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação de professores de Física: singularidades e sincronicidades nos projetos formativos da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Azevedo, Maria Antonia Ramos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IB 33004137064P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho pretende identificar e discutir as singularidades e sincronicidades entre as propostas formativas presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de quatro cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de diferentes campus, sendo estes, os campus de Bauru, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e Rio Claro. A partir de 1980, sobretudo após a Reforma Estatal de 1995, as propostas formativas universitárias passam a transitar entre a recém conquistada autonomia democrática e a submissão institucional para com o mercado de trabalho. Tais mudanças se consolidam nas licenciaturas a partir do norteamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNs) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), corroborando a articulação da organização acadêmica em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Estes que se configuram como os principais condicionantes das diretrizes pedagógicas dos cursos de graduação. Através do estudo dos mesmos, o trabalho buscou identificar as relações institucionais dos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em física em diferentes campus da Unesp, juntamente à sua relação com os norteamentos institucionais comuns. Se caracterizando como se uma pesquisa teórica de dimensão qualitativa, o estudo utilizou o método de análise de conteúdo dentro dos PPCs dos campus escolhidos e do PDI comum aos mesmos, para tal, foram definidas categorias de análise correspondentes a (1) estrutura dos Projetos Pedagógicos e Plano de Desenvolvimento em suas configurações autônomas e (2) o perfil institucional do curso e sua relação com as diretrizes do PDI e DCN na falta de um PPI comum. Através da análise pudemos interpretar as singularidades e sincronicidades entre os PPCs conquanto as diretrizes pedagógicas comuns. Estas que, na ausência de diretrizes institucionais próprias de um PPI, se fundamentam quase exclusivamente em cumprimentos externos, no caso, das DCNs do curso de física, estes que se colocam sobrepostos às diretrizes próprias aos cursos de formação de professores e aos elementos de autonomia dos cursos, colocando os projetos em uma dinâmica curricular rasa, pouco explorada em relação à sua função pedagógica.

Resumo (inglês)

The present work intends to identify and discuss the singularities and synchronicities between the formative proposals present in the Pedagogical Political Projects (PPPs) of four Physics Licentiate courses at the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) on different campuses, these being, the campuses of Bauru, Guaratinguetá, São José do Rio Preto and Rio Claro. From 1980 onwards, especially after the 1995 State Reform, university training proposals began to transit between the newly conquered democratic autonomy and institutional submission to the labor market. Such changes are consolidated in the degrees based on the guidance of the National Curriculum Guidelines for Teacher Training (DCNs) and the National Council of Education (CNE), corroborating the articulation of the academic organization in line with the Institutional Development Plan (PDI), the Institutional Pedagogical Project (PPI) and the Course Pedagogical Project (PPC). These are configured as the main constraints of the pedagogical guidelines of undergraduate courses. Through their study, the work sought to identify the institutional relations of the Pedagogical Projects of the undergraduate courses in Physics in different Unesp campuses, together with their relation with the common institutional guidelines. Characterizing itself as a theoretical research of a qualitative dimension, the study used the method of content analysis within the PPCs of the chosen campuses and the PDI common to them, for this purpose, categories of analysis were defined corresponding to (1) structure of the Pedagogical Projects and Development Plan in its autonomous configurations and (2) the institutional profile of the course and its relationship with the PDI and DCN guidelines in the absence of a common PPI. Through the analysis we were able to interpret the singularities and synchronicities between the PPCs as well as the common pedagogical guidelines. These which, in the absence of institutional guidelines specific to a PPI, are based almost exclusively on external compliance, in this case, the DCNs of the physics course, which are superimposed on the guidelines specific to teacher training courses and the elements of autonomy of the courses, placing the projects in a shallow curricular dynamic, little explored in relation to their pedagogical function.

Descrição

Palavras-chave

Projeto pedagógico institucional, Projeto pedagógico de curso, Curso de Física, Perfil institucional, Unesp, Institutional pedagogical project, Course pedagogical project, Physics course, Institutional profile, Unesp

Idioma

Português

Como citar

Pimenta, Pedro Henrique. Formação de Professores de Física: Singularidades e Sincronicidades nos Projetos formativos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Dissertação, (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências, Unesp. Rio Claro, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação