Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade

dc.contributor.advisorVieira, Rosângela de Lima [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Sônia Aparecida de Sena [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-06-24T18:10:01Z
dc.date.available2020-06-24T18:10:01Z
dc.date.issued2020-04-29
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática elaborada e aplicada para a primeira série do Ensino Médio na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão, estado de São Paulo. Prevê a valorização da Sociologia enquanto disciplina ministrada nas escolas com base em atividades de sala de aula (projetos escolares) que privilegiem a pesquisa como ferramenta didática, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem a realidade social e a superarem o saber de senso comum de que são portadores. Visa ampliar a capacidade de olhar sociologicamente as temáticas do mundo contemporâneo, percebendo-se enquanto categoria de sujeitos históricos e culturais capazes de reconhecerem nesta Ciência um instrumento emancipador e libertário, presente nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, a partir de vivências e de saberes compartilhado entre professor e aluno. Pretende, por meio da aplicação de uma proposta de sequência didática, estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado habitualmente de maneira incorreta no meio ambiente. Na sequência didática, procurou-se refletir os questionamentos advindos da prática de ensino, culminando na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo, de modo a contribuir com o ensino de Sociologia. O trabalho apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.pt
dc.description.abstractThis work is the result of an action research structured from a didactic sequence elaborated and applied for the first series of High School at Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, located in the city of Fernão, state of São Paulo. It provides for the valorization of Sociology as a discipline taught in schools based on classroom activities (school projects) that privilege research as a didactic tool, in order to help students to know the social reality and to overcome the common sense knowledge of who are carriers. It aims to expand the capacity to look sociologically at the themes of the contemporary world, perceiving itself as a category of historical and cultural subjects capable of recognizing in this Science an emancipatory and libertarian instrument, present in sociological theories and in actions on the environment and sustainability, from of experiences and knowledge shared between teacher and student. Through the application of a didactic sequence proposal, it intends to surprise and denaturalize the economic processes, the social and political agents intrinsic to the productive chain of soy in Brazil and of soy oil, commonly used to prepare food and habitually discarded incorrectly. in the environment. In the didactic sequence, we tried to reflect the questions arising from the teaching practice, culminating in the making, by the students, of an educommunicative product, in order to contribute to the teaching of Sociology. The work presents the theoretical framework, the application process of the didactic sequence and the student production.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.aleph000931758
dc.identifier.capes25016016039P8
dc.identifier.lattes7990696806530440
dc.identifier.orcid0000-0002-5309-6005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192830
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCulturapt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectCultureen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectFollowing teachingen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleA prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidadept
dc.title.alternativeSociology teaching practice in high school under the perspective of school projects development: a look at sustainabilityen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7990696806530440
unesp.advisor.orcid0000-0002-5309-6005
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramSociologia em Rede Nacional - FFCpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaPráticas de ensino e conteúdos curricularespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fernandes_sas_me_mar_sub.pdf
Tamanho:
9.21 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: