Publicação: A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Teixeira, Odete Pacubi Baierl 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
Resumo (inglês)
This work aimed to analyze the way in which the argument is manifested during the development of an experimental demonstrative investigative activity involving the use of Arduino, in order to verify the capacity to produce subsidies that enable the teacher to make adjustments in the methodological path, as well as to expand the possibilities of assessment instruments. The investigative experimental activity with the Arduino involving the conduction of heat, was applied to a class of the 2nd year of high school at a state technical school in the city of São Paulo. The transcription of the audio and video records of the students' argumentative interactions that occurred during the development of the investigative experimental activity, allowed us to develop the analysis of the occurrences, and of possible appropriations of concepts by the students. From the analysis of the data, it was possible to verify significant contributions attached to the teaching and learning process, arising from the manifestation of the argument pattern, of the epistemological operations, of the qualitative levels of argumentation and of the scientific literacy indicators that, by acting as conductors of the expressions spontaneous of the students' argumentative interactions, established the teacher a real moment for perception and evaluation of the teaching and learning process.
Descrição
Palavras-chave
Argumentação, Arduino, Atividade Investigativa, Argumentation, Investigative Activity
Idioma
Português