Publicação: A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
dc.contributor.author | Ré, Alessandra Del [UNESP] | |
dc.contributor.author | Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vieira, Alessandra Jacqueline | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:39:27Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:39:27Z | |
dc.date.issued | 2020-12-11 | |
dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr, Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCLAr | |
dc.format.extent | 12-38 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071 | |
dc.identifier.citation | Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/2176-457348071 | |
dc.identifier.file | S2176-45732021000100012.pdf | |
dc.identifier.issn | 2176-4573 | |
dc.identifier.scielo | S2176-45732021000100012 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212403 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) | |
dc.relation.ispartof | Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Aquisição da Linguagem | pt |
dc.subject | Criança | pt |
dc.subject | Abordagem dialógico-discursiva | pt |
dc.subject | Círculo de Bakhtin | pt |
dc.title | A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-6740-9631[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-8515-5666[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-3216-6107[3] | |
unesp.department | Linguística - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S2176-45732021000100012.pdf
- Tamanho:
- 624.64 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format