Logotipo do repositório
 

Publicação:
Testes para avaliação das funções cognitivas de memória e aprendizado em cães

dc.contributor.authorHeckler, Marta Cristina Thomas
dc.contributor.authorSantos, Flávia Heloísa Dos [UNESP]
dc.contributor.authorAmorim, Rogério Martins
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:23Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:23Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAnimais idosos podem mostrar dificuldades de aprendizagem e queda no desempenho de atividades que exigem a memória. O declínio no aprendizado e na memória pode ser demonstrado em cães já aos 7 anos de idade, usando uma variedade de testes neuropsicológicos. Diferentes testes vêm sendo desenvolvidos para avaliar o aprendizado e os diferentes sistemas de memória em cães, os quais são uma medida mais objetiva e mais sensível que a avaliação do dono, já que mensuram o aprendizado e a memória ao invés de observações clínicas. Por meio do uso destas provas, muitos avanços têm sido realizados no entendimento da disfunção cognitiva em animais de companhia e no desenvolvimento de agentes terapêuticos que sejam efetivos no aperfeiçoamento do aprendizado e da memória e no tratamento da síndrome da disfunção cognitiva em cães idosos. O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca da execução de diferentes testes cognitivos que vêm sendo realizados em cães, o tipo de memória avaliada por estes e expor alguns resultados obtidos com experimentos prévios.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Avenida Engenheiro Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Clínica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Avenida Engenheiro Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Clínica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent141-149
dc.identifierhttps://revistaneurobiologia.com.br/
dc.identifier.citationNeurobiologia, v. 73, n. 4, p. 141-149, 2010.
dc.identifier.issn0028-3800
dc.identifier.lattes5842894807452055
dc.identifier.lattes8922673184358213
dc.identifier.lattes9259769491807020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134558
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofNeurobiologia
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAnimaispt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCogniçãopt
dc.subjectMedicina veterináriapt
dc.subjectModelos animaispt
dc.subjectNeurociênciaspt
dc.subjectTestes neuropsicológicospt
dc.titleTestes para avaliação das funções cognitivas de memória e aprendizado em cãespt
dc.title.alternativeTests for cognitive functions evaluation of memory and learning in dogsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5842894807452055
unesp.author.lattes8922673184358213
unesp.author.lattes9259769491807020
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.departmentClínica Veterinária - FMVZpt

Arquivos