Logo do repositório
 

Testes para avaliação das funções cognitivas de memória e aprendizado em cães

dc.contributor.authorHeckler, Marta Cristina Thomas
dc.contributor.authorSantos, Flávia Heloísa Dos [UNESP]
dc.contributor.authorAmorim, Rogério Martins
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:23Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:23Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAnimais idosos podem mostrar dificuldades de aprendizagem e queda no desempenho de atividades que exigem a memória. O declínio no aprendizado e na memória pode ser demonstrado em cães já aos 7 anos de idade, usando uma variedade de testes neuropsicológicos. Diferentes testes vêm sendo desenvolvidos para avaliar o aprendizado e os diferentes sistemas de memória em cães, os quais são uma medida mais objetiva e mais sensível que a avaliação do dono, já que mensuram o aprendizado e a memória ao invés de observações clínicas. Por meio do uso destas provas, muitos avanços têm sido realizados no entendimento da disfunção cognitiva em animais de companhia e no desenvolvimento de agentes terapêuticos que sejam efetivos no aperfeiçoamento do aprendizado e da memória e no tratamento da síndrome da disfunção cognitiva em cães idosos. O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca da execução de diferentes testes cognitivos que vêm sendo realizados em cães, o tipo de memória avaliada por estes e expor alguns resultados obtidos com experimentos prévios.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Avenida Engenheiro Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Clínica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Avenida Engenheiro Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Clínica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent141-149
dc.identifierhttps://revistaneurobiologia.com.br/
dc.identifier.citationNeurobiologia, v. 73, n. 4, p. 141-149, 2010.
dc.identifier.issn0028-3800
dc.identifier.lattes5842894807452055
dc.identifier.lattes8922673184358213
dc.identifier.lattes9259769491807020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134558
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofNeurobiologia
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAnimaispt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCogniçãopt
dc.subjectMedicina veterináriapt
dc.subjectModelos animaispt
dc.subjectNeurociênciaspt
dc.subjectTestes neuropsicológicospt
dc.titleTestes para avaliação das funções cognitivas de memória e aprendizado em cãespt
dc.title.alternativeTests for cognitive functions evaluation of memory and learning in dogsen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes5842894807452055
unesp.author.lattes8922673184358213
unesp.author.lattes9259769491807020
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.departmentClínica Veterinária - FMVZpt

Arquivos