Publicação: Fios da História: campanha presidencial de Leonel Brizola e o seu entrelaçar com o passado político do candidato pela imprensa
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Busetto, Áureo 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo avaliar e compreender historicamente o conteúdo e forma, expedientes discursivos e editoriais que os jornais O Globo, Jornal do Brasil, Zero Hora, Correio do Povo, O Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo investiram para posicionar historicamente aos seus leitores o candidato do PDT Leonel Brizola na campanha presidencial de 1989, utilizando-se do expediente de entrelaçar suas ações e discursos na vida política nacional anterior, especialmente a partir do início de sua governança gaúcha em 1958, período em que Brizola alcançou maior destaque à política nacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, os jornais escolhidos como fontes para a análise não foram selecionados exclusivamente como reprodutores de informação sobre a campanha presidencial de 1989 de Brizola, mas, também foram tomados como objetos da análise, uma vez que são considerados agentes do campo político nacional. Com isso, não foram analisados os materiais jornalísticos somente em suas formas finais ou acabadas, mas, também, seus produtores, compreendendo e apreciando seus papeis no debate político e a participação no processo eleitoral de 1989. Buscou-se analisar a produção jornalística, os atores envolvidos e a relação das organizações jornalísticas estudadas com aspectos salientados na campanha presidencial de Brizola. Procurou-se destacar a veiculação pelos seis jornais da campanha presidencial de 1989 como um todo, abarcando as fases da pré-campanha e campanha propriamente dita. Centrou-se na análise de divulgação e apreciação sobre a campanha presidencial de Brizola pelos seis jornais, incluindo suas propostas e seu passado político como elementos históricos. Concluiu-se que os seis jornais analisados não foram totalmente imparciais e objetivos na veiculação da campanha presidencial de 1989 de Brizola, utilizando-se de expedientes discursivos para posicionar negativamente aos seus leitores o candidato pedetista e sua plataforma eleitoral, ainda que de maneira distinta.
Resumo (inglês)
The present work aims to evaluate and understand historically the content and form, discursive and editorial devices that the newspapers O Globo, Jornal do Brasil, Zero Hora, Correio do Povo, O Estado de S. Paulo and Folha de São Paulo have invested to position historically the PDT candidate Leonel Brizola in the 1989 presidential campaign, using the expedient of intertwine his actions and speeches in the previous national political life, especially since the beginning of his Rio Grande do Sul’s governance in 1958, a period in which Brizola reached greater emphasis on national politics. From a theoretical and methodological point of view, newspapers chosen as sources for analysis were not selected exclusively as reproducers of information about Brizola's 1989 presidential campaign, but were also taken as objects of analysis, since they are considered agents of the national political field. As a result, not only were journalistic materials analyzed in their final or finished forms, but also their producers, understanding and appreciating their roles in the political debate and participation in the 1989 electoral process. We sought to analyze the journalistic production, the actors involved and the relationship of the journalistic organizations studied with aspects highlighted in the presidential campaign of Brizola. We sought to highlight the placement of the six newspapers of the presidential campaign of 1989 as a whole, covering the phases of the pre-campaign and campaign itself. It focused on the analysis of disclosure and appreciation of Brizola's presidential campaign by the six newspapers, including his proposals and his political past as historical elements. It was concluded that the six newspapers analyzed were not entirely impartial and objective in placement the presidential campaign of 1989 Brizola, using discursive expedient to position negatively to your readers PDT candidate and his election platform, althoug in a diferente way.
Descrição
Palavras-chave
Leonel Brizola, Campanha presidencial, Imprensa
Idioma
Português