Logotipo do repositório
 

Publicação:
Prática pedagógica em Ciências e estudantes com TDAH: algumas revelações

dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorFontes, Veronica Silva
dc.contributor.authorCamillo, Marcelo Luiz da Silva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-18T19:55:40Z
dc.date.available2023-07-18T19:55:40Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento com sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Como o ensino de ciências permite a investigação e compreensão do mundo, esse pode beneficiar alunos com TDAH, pois pode ser motivador. Este estudo objetivou compreender as dificuldades e possibilidades da prática pedagógica em ciências com alunos com TDAH. Entrevistamos cinco professores de ciências em Botucatu-SP, cujos dados revelaram dificuldades em diferenciar sintomas de TDAH de comportamentos normais, falta de preparo e de apoio especializado, e resistência das famílias em buscar ajuda. Os professores consideram o ensino de ciências relevante para favorecer a aprendizagem dos alunos com TDAH. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados, a prática pedagógica em ciências tem potencial para promover a aprendizagem dos alunos com TDAH, desde que haja suporte adequado e implementação de estratégias específicas.pt
dc.description.abstractAttention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent symptoms of inattention, hyperactivity, and impulsivity. The teaching of science, which enables investigation and understanding of the world, can benefit students with ADHD as it can be motivating. This study aimed to understand the difficulties and possibilities of pedagogical practices in science with students with ADHD. We interviewed five science teachers in Botucatu-SP (Brazil), whose data revealed challenges in differentiating ADHD symptoms from normal behaviors, lack of preparation and specialized support, and resistance from families to seek help. Teachers consider science education relevant for enhancing the learning of students with ADHD. In conclusion, despite the challenges faced, pedagogical practices in science have the potential to promote the learning of students with ADHD, provided there is adequate support and implementation of specific strategies.en
dc.description.abstractEl Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) es un trastorno del neurodesarrollo con síntomas persistentes de desatención, hiperactividad e impulsividad. La enseñanza de las ciencias puede motivar y beneficiar a los estudiantes con TDAH, porque les permite investigar y comprender el mundo. Este estudio analizó las dificultades y posibilidades de la enseñanza de ciencias para alumnos con TDAH. Entrevistamos a cinco maestros en Botucatu-SP. Los datos revelaron dificultades para distinguir los síntomas del TDAH de comportamientos normales, falta de preparación y apoyo especializado, y resistencia de las familias a buscar ayuda. Los profesores consideran que la enseñanza de ciencias es relevante para el aprendizaje de los estudiantes con TDAH. A pesar de los desafíos, concluimos que la práctica pedagógica en ciencias tiene el potencial de promover el aprendizaje de los alumnos con TDAH con apoyo adecuado y estrategias específicas.es
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244636
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectTDAHpt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectProfessorpt
dc.subjectADHDpt
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectEnseñanza de las cienciases
dc.subjectPrácticas pedagógicases
dc.subjectMaestropt
dc.titlePrática pedagógica em Ciências e estudantes com TDAH: algumas revelaçõespt
dc.title.alternativePedagogical practice in Science and students with ADHD: some revelationsen
dc.title.alternativePráctica pedagógica en Ciencias y estudiantes con TDAH: algunas revelacioneses
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fontes_vs_tcc_bot.pdf
Tamanho:
320.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fontes_autorizacao_tcc_bot.pdf
Tamanho:
132.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: