Publicação: Prática pedagógica em Ciências e estudantes com TDAH: algumas revelações
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Campos, Luciana Maria Lunardi 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento com sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Como o ensino de ciências permite a investigação e compreensão do mundo, esse pode beneficiar alunos com TDAH, pois pode ser motivador. Este estudo objetivou compreender as dificuldades e possibilidades da prática pedagógica em ciências com alunos com TDAH. Entrevistamos cinco professores de ciências em Botucatu-SP, cujos dados revelaram dificuldades em diferenciar sintomas de TDAH de comportamentos normais, falta de preparo e de apoio especializado, e resistência das famílias em buscar ajuda. Os professores consideram o ensino de ciências relevante para favorecer a aprendizagem dos alunos com TDAH. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados, a prática pedagógica em ciências tem potencial para promover a aprendizagem dos alunos com TDAH, desde que haja suporte adequado e implementação de estratégias específicas.
Resumo (inglês)
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent symptoms of inattention, hyperactivity, and impulsivity. The teaching of science, which enables investigation and understanding of the world, can benefit students with ADHD as it can be motivating. This study aimed to understand the difficulties and possibilities of pedagogical practices in science with students with ADHD. We interviewed five science teachers in Botucatu-SP (Brazil), whose data revealed challenges in differentiating ADHD symptoms from normal behaviors, lack of preparation and specialized support, and resistance from families to seek help. Teachers consider science education relevant for enhancing the learning of students with ADHD. In conclusion, despite the challenges faced, pedagogical practices in science have the potential to promote the learning of students with ADHD, provided there is adequate support and implementation of specific strategies.
Resumo (espanhol)
El Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) es un trastorno del neurodesarrollo con síntomas persistentes de desatención, hiperactividad e impulsividad. La enseñanza de las ciencias puede motivar y beneficiar a los estudiantes con TDAH, porque les permite investigar y comprender el mundo. Este estudio analizó las dificultades y posibilidades de la enseñanza de ciencias para alumnos con TDAH. Entrevistamos a cinco maestros en Botucatu-SP. Los datos revelaron dificultades para distinguir los síntomas del TDAH de comportamientos normales, falta de preparación y apoyo especializado, y resistencia de las familias a buscar ayuda. Los profesores consideran que la enseñanza de ciencias es relevante para el aprendizaje de los estudiantes con TDAH. A pesar de los desafíos, concluimos que la práctica pedagógica en ciencias tiene el potencial de promover el aprendizaje de los alumnos con TDAH con apoyo adecuado y estrategias específicas.
Descrição
Palavras-chave
TDAH, Ensino de ciências, Prática pedagógica, Professor, ADHD, Science teaching, Pedagogical practices, Teacher, Enseñanza de las ciencias, Prácticas pedagógicas, Maestro
Idioma
Português