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Os efeitos da estimulação transcraniana no EEG no autismo em crianças: uma revisão integrativa

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Orientador

Valenti, Vitor Engrácia

Coorientador

Pós-graduação

Ciências da Saúde e Comunicação Humana - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno desenvolvimento neurológico de diagnóstico clínico originado provavelmente a combinação de fatores genéticos e ambientais, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social com comportamentos repetitivos ou restritos. Estudos revelam um aumento na prevalência mundial , 1 em cada 36 crianças apresenta TEA. A detecção é possível entre 1 e 2 anos, porém a média de diagnostico ocorre entre 4 e 5 anos. A detecção precoce e a intervenção intensiva tem sido associadas ao ganho significativo no funcionamento cognitivo e adaptativo da criança, o que explica a intensa investigação cientifica nessa área em busca de indicadores diagnósticos, e novas terapias. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa com o objetivo de analisar os efeitos da estimulação transcraniana (ETC) no eletroencefalograma (EEG) em crianças com TEA. A revisão foi reportada de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyzes (PRISMA) (Page et al., 2021). As buscas foram realizadas nas bases de dados EMBASE, MEDLINE/PubMed (National Library of Medicine), Biblioteca Cochrane, CINAHL, Scopus e Web of Science com a submissão das palavras-chave: "Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva" OR "Estimulação Magnética Transcraniana de Pulso Único" OR "Estimulação Magnética Transcraniana Pulso Pareado" OR "Estimulação Magnética Transcraniana" AND "Eletroencefalografia" OR "Eletroencefalograma" OR "Eletroencefalograma" OR "EEG" AND "Autismo”. Inicialmente, foram identificados 432 estudos que foram submetidos a processo de seleção baseado na declaração PRISMA, resultando em 10 estudos. Foram incluídos os estudos tipo ensaios e estudos clínicos, randomizados, simples cego ou duplo cego. Sete estudos analisaram os efeitos da estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) na atividade cerebral, detalhando parâmetros do EEG e avaliando escores comportamentais com escalas específicas. Três estudos examinaram a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), focando no EEG, e apenas um incluiu escalas para analisar o comportamento pós-intervenção. Com o objetivo de aperfeiçoar a avaliação da qualidade metodológica da revisão integrativa, nós utilizamos o (Risk of Bias 2) RoB2 como ferramenta para analisar o risco de viés. Os resultados destacaram melhora na atividade cerebral e comportamento, evidenciando o potencial terapêutico da EMTr e da ETCC. Contudo, observamos limitações metodológicas nos estudos que dificultam a ampliação desses achados. Para consolidar o impacto clínico, pesquisas futuras devem buscar maior padronização nos protocolos e investigar efeitos sustentados ao longo do tempo. Palavras-Chave: eletroencefalograma; estimulação transcraniana; neuromodulação; TEA.

Resumo (inglês)

Autism spectrum disorder (ASD) is a clinically diagnosed neurological development disorder probably caused by a combination of genetic and environmental factors, characterized by difficulties in communication and social interaction with repetitive or restricted behaviors. Studies reveal an increase in worldwide prevalence, with 1 in 36 children having ASD. Detection is possible between 1 and 2 years of age, but the average diagnosis occurs between 4 and 5 years of age. Early detection and intensive intervention have been associated with significant gains in the child's cognitive and adaptive functioning, which explains the intense scientific research in this area in search of diagnostic indicators and new therapies. The present study is an integrative review with the objective of analyzing the effects of transcranial stimulation (tcs) on the electroencephalogram (EEG) in children with ASD. The review was reported in accordance with the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyzes (PRISMA) (Page et al., 2021). The searches were performed in the EMBASE, MEDLINE/PubMed (National Library of Medicine), Cochrane Library, CINAHL, Scopus and Web of Science databases with the submission of the keywords: "Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation" OR "Single-Pulse Transcranial Magnetic Stimulation" OR "Paired-Pulse Transcranial Magnetic Stimulation" OR "Transcranial Magnetic Stimulation" AND "Electroencephalography" OR "Electroencephalogram" OR "Electroencephalogram" OR "EEG" AND "Autism". Initially, 432 studies were identified and submitted to a selection process based on the PRISMA statement, resulting in 10 studies. Studies were randomized, single-blind or double-blind clinical trials and studies. Seven studies analyzed the effects of repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) on brain activity, detailing EEG parameters and evaluating behavioral scores with specific scales. Three studies examined transcranial direct current stimulation (tDCS), focusing on EEG, and only one included scale to analyze post intervention behavior. To improve the assessment of the methodological quality of the integrative review, we used the (Risk of Bias 2) RoB2 as a tool to analyze the risk of bias. The results highlighted improvements in brain activity and behavior, evidencing the therapeutic potential of rTMS and tDCS. However, we observed methodological limitations in the studies that make it difficult to expand these findings. To consolidate the clinical impact, future research should seek greater standardization in protocols and investigate sustained effects over time. Keywords: electroencephalogram; transcranial stimulation; neuromodulation; ASD.

Descrição

Palavras-chave

Eletroencefalografia, Estimulação cerebral, Espectro do Transtorno Autista, Electroencephalogram, Transcranial stimulation neuromodulation, Neuromodulation, ASD

Idioma

Português

Citação

GAZETTA, Adriana Porto Nunes. Os efeitos da estimulação transcraniana no EEG no autismo em crianças: uma revisão integrativa. 2025. 69 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde e Comunicação Humana) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025.

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