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Publicação:
Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...

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Orientador

Miarka, Roger

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE 33004137031P7

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Essa composição tem como intenção compor narrativas e cantos de uma geografia que localiza o Acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu e a Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, situada no município de Porecatu no estado do Paraná. O escopo principal é responder ao questionamento: como a educação matemática pode operar com práticas, que acontecem em uma escola itinerante, ao produzir cartografias dos territórios existenciais dos professores que ali lecionam matemática? Para compor as narrativas que buscam dar uma resposta à indagação, adotamos a cartografia como metodologia, o que levou a habitar o acampamento por cinco meses, experienciando os movimentos que aconteciam naquela geografia: a sua rotina, a sua luta, a sua organicidade, a sua escola, a sua sala de aula, seus barracos. Foram realizadas observações, conversas, entrevistas e fotos que se entrelaçam com a educação matemática, com a educação do campo, com os movimentos sociais, com as escolas itinerantes. Essa tese vai se desenhando entre dado e teoria, compondo uma narrativa que mostra como a educação matemática pode e deve operar junto aos movimentos sociais em busca de uma matemática que opere junto, que possa operar entre certezas e incertezas.

Resumo (espanhol)

Esta composición pretende componer narrativas y canciones desde una geografía que ubica el Campamento Herdeiros da Luta de Porecatu y la Escuela Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, ubicados en el municipio de Porecatu en el estado de Paraná. El objetivo principal es responder a la pregunta: ¿cómo puede operar la educación matemática con prácticas que se desarrollan en una escuela itinerante, al producir cartografía de los territorios existenciales de los profesores que allí enseñan matemáticas? Para componer las narrativas que buscan responder la pregunta, adoptamos como metodología la cartografía, lo que llevó a habitar el campamento durante cinco meses, experimentando los movimientos que se producían en esa geografía: su rutina, su lucha, su organicidad, su escuela. , tu aula, tus chozas. Se realizaron observaciones, conversaciones, entrevistas y fotografías que se entrelazan con la educación matemática, con la educación rural, con los movimientos sociales, con las escuelas itinerantes. Esta tesis se configura entre datos y teoría, componiendo una narrativa que muestra cómo la educación matemática puede y debe operar junto a los movimientos sociales en busca de una matemática que funcione en conjunto, que pueda operar entre certezas e incertidumbres.

Resumo (inglês)

This composition intends to compose narratives and songs from a geography that locates the Herdeiros da Luta de Porecatu Camp and the Herdeiros da Luta Itinerant School of Porecatu, located in the municipality of Porecatu in the state of Paraná. The main scope is to answer the question: how can mathematics education operate with practices that take place in an itinerant school, when producing cartography of the existential territories of the teachers who teach mathematics there? To compose the narratives that seek to answer the question, we adopted cartography as a methodology, which led to inhabiting the camp for five months, experiencing the movements that took place in that geography: its routine, its struggle, its organicity, the your school, your classroom, your shacks. Observations, conversations, interviews and photos were carried out that intertwine with mathematics education, with rural education, with social movements, with itinerant schools. This thesis is drawn between data and theory, composing a narrative that shows how mathematics education can and should operate together with social movements in search of a mathematics that operates together, that can operate between certainties and uncertainties.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Educação do campo, Movimento dos trabalhadores rurais sem terra, Educación matemática, Educación de campo, Movimiento de trabajadores rurales sin tierra, Mathematics education, Field education, Movement of landless rural workers

Idioma

Português

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