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Publicação:
Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo

dc.contributor.advisorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.authorAzevedo, Hernani Luiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.issued2011-05-23
dc.description.abstractO presente trabalho visou investigar as posturas adotadas por futuros professores diante de modelos não científicos (religiosos) apresentados por alunos sobre as origens do Universo. Para tanto, foi realizada uma entrevista com 9 (nove) licenciandos de um curso de Física, por meio da qual se buscou identificar, principalmente, a expectativa que tais professores demonstraram quanto à contribuição (ou não) do levantamento de tais modelos durante a aula por parte dos alunos. Para referenciar nossa discussão, adotamos as reflexões do filósofo alemão Jürgen Harbermas sobre o relacionamento político que deve regular as relações entre uma cultura secularista e as diversas culturas religiosas. Tivemos a oportunidade de constatar que todos os licenciados procuraram apresentar tolerância quanto às idéias religiosas dos alunos. Esta atitude de tolerância, entretanto, ainda não chega a constituir, na perspectiva de Habermas, uma atitude que promova uma busca conjunta de soluções para questões controversas da sociedade. Porém, para além dessa atitude de tolerância, mais da metade deles revelou acreditar que a manifestação dessas concepções poderia trazer contribuições para a discussão em sala de aula. Os resultados apontaram no sentido de que a utilização de práticas pedagógicas baseadas na comunicação, no questionamento e no diálogo, em disciplinas do curso de licenciatura concluído pelos futuros professores, tem gerado uma apropriação por parte dos licenciados destas práticas, e sua potencial aplicação posterior em outras situações e discussões, inclusive a inter-religiosa.pt
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the positions taken by future teachers towards the non scientific models presented by students about the origins of the universe. In order to do that, an interview was conducted with 9 (nine) students of a physics teching training course. The study sought to identity, among other things, the expectation of those teachers about the contribution (or not) of the introduction of such models in classrooms. To orientate our discussion, we adopt a framework the ideas of German philosopher Jürgen Habermas on the political relationship that should govern relations between a naturalistic culture and different religious cultures. We were able to show that all future teachers have sought to show tolerance towards the religious ideas of the students. This attitude of tolerance, however, still no enough to constitute, in Habermas's view, an attitude that pomotes a joint search for solutions to controversial issues of society. However, beyond this attitude of tolerance, more than half of future teachers revealed believe that the manifestation of these concepts could bring contributions to the discussion in the classroom. The results pointed towards that the use of teaching practices, based on communication, questioning and dialogue in disciplines of the degree course completed by future teachers, has created in them an ownership of these practices and their potential appliction in other discussions, including inter-religious discussions.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent177 f.
dc.identifier.aleph000651184
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationAZEVEDO, Hernani Luiz. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo. 2011. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.fileazevedo_hl_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90952
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCienciapt
dc.subjectpt
dc.subjectCompetencia comunicativapt
dc.subjectFisica - Formação de professorespt
dc.subjectCiência e fépt
dc.subjectScience and faithen
dc.subjectCommunicative competenceen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleCompetência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

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