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Publicação:
Projeto 'escola de educadores ': a educação para a paz: possibilidades pedagógicas

dc.contributor.authorCardozo, Aline Steckelberg [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorBenites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Juliana de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]
dc.contributor.authorGovone, José Silvio [UNESP]
dc.contributor.authorCorrêa Junior, José Firmino
dc.contributor.authorSilva, Ilara Bellan e
dc.contributor.authorSilva, Werter de Oliveira e
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionE.E. Joaquim Salles/Rio Claro
dc.contributor.institutionCentro de Reeducação Psicopedagógico de Rio Claro
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:35Z
dc.date.available2016-09-01T13:58:35Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO projeto Escola de Educadores, criado em 2003, teve como premissa aprofundar o conhecimento sócio-espiritu-cultural contemporâneo sobre a educação e ser um espaço significativo para pensar nas questões relacionadas às atividades docentes com criticidade, buscando também identificar as possibilidades de ações no campo pedagógico. Uma de suas metas é refletir, permitindo a troca de experiências e saberes com vista à formação de educadores. A proposta apresentada foi gerada por um grupo de professores, estudantes e profissionais da área não escolar que em 2004 formaram o curso A Fraternidade como Prática Pedagógica , propondo como sugestão a continuidade nesse ano. A educação para a paz em sua concepção mais original consiste no diálogo entre pessoas, disciplinas e projetos que coloquem no centro de sua atenção a humanização, passando pela fraternidade pedagógica. Assim, no enfoque da fraternidade como prática pedagógica se caminhou no sentido de olhar para dentro de si com o jogo do dado do amor e agora o que se pede é que o que foi construído anteriormente, de forma não sistematizada, seja sistematizado e canalizado na prática pedagógica das disciplinas, visando a sua práxis. aprofundar o Projeto Civilizador de Chiara Lubich e congregar pessoas interessadas em associar a educação para a paz com a espiritualidade da unidade nos projetos pedagógicos de suas escolas. Através da perspectiva da prática pedagógica individual, da pesquisa-ação, mas também cooperativa e solidária, visa trabalhar o diálogo operativo em sua dimensão afetivo-moral. Os resultados preliminares enfatizam a formulação de um novo jogo do dado do amor. As suas seis faces foram nomeadas de acordo com o tema A Arte de Amar , como: Amar a todos : querer bem a cada um, independente de raça, cor, gênero ou convicção religiosa. Amar por primeiro : não esperar que o outro tome a iniciativa, usar a criatividade, re-inventando possibilidades para aprofundar o relacionamento com o outro. Ver em cada um Alguém Especial : indica o limite sem limites da responsabilidade que temos em humanizar, educar. Fazer-se um : colocar-se no lugar do outro para entender a sua realidade. Amar o inimigo : talvez não tenhamos grandes inimigos, mas há alguém que nos parece antipático, de difícil relacionamento, amar é enfrentar a dificuldade, superando obstáculos. Amor recíproco : estabelecer o processo da reciprocidade, acreditar em mim e no outro, se relacionar de maneira a criar um universo harmonioso. Outro apontamento é que com esta perspectiva pode se desenvolver na forma de projetos procurando-se resgatar valores, gerir novos relacionamentos, envolver a comunidade escolar, reflexões, atividades e ações concretas.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.format.extent124
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 124
dc.identifier.file2005-124-cardozo.pdf
dc.identifier.lattes0534874933112053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143721
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto 'escola de educadores ': a educação para a paz: possibilidades pedagógicaspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0534874933112053
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt
unesp.departmentEstatística, Matemática Aplicada e Computação - IGCEpt
unesp.departmentEducação Física - IBpt

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