Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação física escolar como promotora de formação humana e crítica: uma perspectiva freireana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida, no ano de 2012, em uma escola municipal de um Distrito da cidade de Presidente Prudente/SP e contou com a participação de docentes e com aproximadamente 180 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo principal investigar como a Educação Física escolar, embasada na perspectiva freireana, pode contribuir na formação de sujeitos mais conscientes de si, do mundo e da sua ação na sociedade. A metodologia foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa-Intervenção. Apesar dos resultados neste tipo de pesquisa ser colhidos em longo prazo, foi possível inferir que, ainda, falta muito para que se forme um cidadão crítico e consciente da sua atuação no mundo, pois muitas variáveis interferem nesse processo, destaque para a família, a mídia, a igreja, entre outras. Entretanto, pôde-se constatar que através da vivência e da problematização que aconteceram nas aulas de Educação Física, foi possível estimular uma convivência mais respeitosa e harmônica, promovendo uma aprendizagem mais conscientizadora, que permitiu ao aluno pensar, questionar, debater, argumentar, intervir de maneira a despertar a consciência crítica para a realidade e para o exercício da cidadania ativa, o que pode ser disseminado na comunidade em que os alunos vivem. Destacamos que o investimento na formação humana das pessoas deve ser uma preocupação constante de todos os educadores que acreditam ser possível uma escola, uma sociedade e um mundo, mais justo, humano e igualitário para todos os seres humanos.

Descrição

Palavras-chave

Cultura corporal de movimento, Jogos, Conscientização

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4867-4879

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação