Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação física escolar como promotora de formação humana e crítica: uma perspectiva freireana

dc.contributor.authorLima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
dc.contributor.authorLima, José Milton de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida, no ano de 2012, em uma escola municipal de um Distrito da cidade de Presidente Prudente/SP e contou com a participação de docentes e com aproximadamente 180 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo principal investigar como a Educação Física escolar, embasada na perspectiva freireana, pode contribuir na formação de sujeitos mais conscientes de si, do mundo e da sua ação na sociedade. A metodologia foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa-Intervenção. Apesar dos resultados neste tipo de pesquisa ser colhidos em longo prazo, foi possível inferir que, ainda, falta muito para que se forme um cidadão crítico e consciente da sua atuação no mundo, pois muitas variáveis interferem nesse processo, destaque para a família, a mídia, a igreja, entre outras. Entretanto, pôde-se constatar que através da vivência e da problematização que aconteceram nas aulas de Educação Física, foi possível estimular uma convivência mais respeitosa e harmônica, promovendo uma aprendizagem mais conscientizadora, que permitiu ao aluno pensar, questionar, debater, argumentar, intervir de maneira a despertar a consciência crítica para a realidade e para o exercício da cidadania ativa, o que pode ser disseminado na comunidade em que os alunos vivem. Destacamos que o investimento na formação humana das pessoas deve ser uma preocupação constante de todos os educadores que acreditam ser possível uma escola, uma sociedade e um mundo, mais justo, humano e igualitário para todos os seres humanos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent4867-4879
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4867-4879
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4867-4879.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes7758444123838079
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141790
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCultura corporal de movimentopt
dc.subjectJogospt
dc.subjectConscientizaçãopt
dc.titleA educação física escolar como promotora de formação humana e crítica: uma perspectiva freireanapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7758444123838079
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação Física - FCTpt
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-4867-4879.pdf
Tamanho:
549.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format