Estéticas Mnemônicas: memória e ensaísmo no cinema de Petra Costa e Adirley Queirós
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Autores
Orientador
Junqueira, Renata Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nas últimas décadas, o cinema documentário latino-americano tem apresentado obras de forte cunho experimental, nas quais o tema da memória se revela como lugar-comum de figuração, exibindo uma sensível interlocução com outros domínios do cinema. Esta pesquisa ancora-se no cinema documentário brasileiro e suas inovações estilísticas que edificam a memória como matéria-prima para o ensaísmo. O corpus principal da pesquisa compreende as filmografias de Petra Costa e Adirley Queirós até o ano de 2019. Os filmes analisados são: Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2014) e Democracia em Vertigem (2019) de Petra Costa; A cidade é uma só? (2011); Branco sai, preto fica (2014) e Era uma vez Brasília (2017) de Adirley Queirós. A metodologia baseia-se em bibliografia adequada acerca da memória, documentário, ensaísmo cinematográfico e análise fílmica. Passamos, com efeito, por debates do conceito de memória, guiados pela perspectiva de Assmann (2008 e 2011), Halbwachs (2013), Izquierdo (2004), Pollak (1989), Weinrich (2001) e Yates (2007). Também sobre o gênero ensaístico, estudamos os pressupostos de Adorno (2003), Bense (2014) e Lukács (2017). Já o cinema documentário refletimos com Bernardet (2003), Gauthier (2011), Machado (2011), Nichols (2005), Piedras (2010), Ramos (2008) e Teixeira (2004). Por fim, sobre o filme-ensaio lemos Blümlinger (2007), Corrigan (2015), López (2007), Pizzini (2015), Quintana (2007) e Teixeira (2015). A nossa investigação conceitual tem o intuito de balizar as possibilidades estéticas das estilísticas e a aderência das obras e diretores à discussão. Já na análise fílmica busca-se pormenorizar os elementos específicos que constituem as obras, tendo em vista os mecanismos que evidenciam o ponto de intersecção entre o documentário, a memória e o filme-ensaio. Essa ênfase nos mecanismos estilísticos de cada filme se faz necessária, uma vez que os diretores têm estilísticas díspares e obras com pouca similaridade temática e estética. O ponto de convergência se dá pelo uso da memória de forma ensaística, mas a manifestação é de acordo com a temática, os materiais e a estilística dos diretores. As análises tomam autores específicos para cada discussão conceitual e todas utilizam a proposta de análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (1994). Esperamos, assim, gerar contributo para novas reflexões sobre a forma documental no cinema brasileiro contemporâneo.
Resumo (espanhol)
En las últimas décadas, el cine documental latinoamericano ha presentado obras de fuerte carácter experimental, en las que el tema de la memoria se revela como un lugar común de figuración, mostrando un diálogo sensible con otros dominios del cine.Esta investigación tiene sus raíces en el cine documental brasileño y sus innovaciones estilísticas que construyen la memoria como materia prima para el ensayismo. El corpus principal de la investigación comprende las filmografías de Petra Costa y Adirley Queirós hasta 2019. Las películas analizadas son: Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2014) y Democracia em Vertigem (2019) de Petra Costa; A cidade é uma só? (2011); Branco sai, preto fica (2014) y Era uma vez Brasília (2017) de Adirley Queirós. La metodología se basa en bibliografía adecuada sobre la memoria, documentales, ensayos cinematográficos y análisis cinematográficos. En efecto, atravesamos debates sobre el concepto de memoria, guiados por la perspectiva de Assmann (2008 y 2011), Halbwachs (2013), Izquierdo (2004), Pollak (1989), Weinrich (2001) e Yates (2007). También en cuanto al género ensayístico, estudiamos los supuestos de Adorno (2003), Bense (2014) y Lukács (2017). En cuanto al cine documental, reflexionamos con Bernardet (2003), Gauthier (2011), Machado (2011), Nichols (2005), Piedras (2010), Ramos (2008) e Teixeira (2004). Por fim, sobre o filme-ensaio lemos Blümlinger (2007), Corrigan (2015), López (2007), Pizzini (2015), Quintana (2007) e Teixeira (2015). Nuestra investigación conceptual tiene como objetivo delinear las posibilidades estéticas de las estilísticas y la adhesión de obras y directores a la discusión. El análisis fílmico busca detallar los elementos específicos que constituyen las obras, teniendo en cuenta los mecanismos que resaltan el punto de intersección entre el cine documental, la memoria y el ensayo. Este énfasis en los mecanismos estilísticos de cada película es necesario, ya que los directores tienen estilísticas dispares y obras con poca similitud temática y estética. El punto de convergencia es el uso de la memoria de manera ensayística, pero la manifestación está acorde con la temática, los materiales y el estilo de los directores. Los análisis toman autores específicos para cada discusión conceptual y todos utilizan la propuesta de análisis cinematográfico de Vanoye y Goliot-Lété (1994). Esperamos, por tanto, generar una contribución a nuevas reflexiones sobre la forma documental en el cine brasileño contemporáneo.
Descrição
Palavras-chave
Documentário, Memória, Ensaio, Filme-ensaio, Estilística, Documental, Memoria, Ensayo, Película de ensayo, Estilística
Idioma
Português
Citação
SOUZA, L. H. Estéticas Mnemônicas: memória e ensaísmo no cinema de Petra Costa e Adirley QueirósTítulo. 2025. 194f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.