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Publicação:
O slow tourism como experiência contraposta à convencionalidade: um estudo de caso

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Orientador

Violin, Fábio Luciano

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Turismo - CERO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo tratará da discussão da experiência do Slow Tourism que se opõe à convencionalidade. Nesse sentido, o trabalho objetivou conhecer a experiência Slow e suas implicações, através de um estudo de caso com a Agência Slow Tour Brasil que promove roteiros voltados à experiência Slow. Buscou-se, desse modo, compreender a partir de uma nova ótica ou, ressignificação sobre o Turismo, pela oferta do Slow Tourism trabalhado pela Agência, identificando características que são tidas como princípios Slow. Discute-se os temas sobre Consumo, Temporalidade e o Movimento Slow, Slow Movement no Turismo, seguido pela apresentação da Agência Slow Tour Brasil, caso analisado pelo trabalho. A partir do estudo de caráter exploratório, a pesquisa bibliográfica permitiu o conhecimento sobre o Slow Movement no Turismo, e também, o conhecimento da agência Slow Tour Brasil como parte do objeto deste estudo. Para a discussão dos resultados, foram elaborados quadros que elencam e identificam as características tidas como elementos de princípio Slow. Por fim, estabeleceu-se a importância de olhares para experiências que permitam a preocupação com a sustentabilidade, que conectem o visitante à comunidade local e, promova a autenticidade.

Resumo (inglês)

The present study will deal with the discussion of the experience of Slow Tourism that opposes conventionality. In this sense, the work aimed to understand the Slow experience and its implications, through a case study with the Slow Tour Brasil Agency, which promotes itineraries focused on the Slow experience. In this way, we sought to understand from a new perspective or, reinterpretation of Tourism, through the offer of Slow Tourism worked by the Agency, identifying characteristics that are considered as Slow principles. Themes on Consumption, Temporality and the Slow Movement are discussed, Slow Movement in Tourism, followed by the presentation of the Slow Tour Brasil Agency, case analyzed by the work. From the exploratory study, the bibliographical research allowed the knowledge about the Slow Movement in Tourism, and also, the knowledge of the Slow Tour Brasil agency as part of the object of this study. For the discussion of the results, tables were prepared that list and identify the characteristics considered as elements of the Slow principle. Finally, the importance of looking at experiences that allow concern for sustainability, connecting the visitor to the local community and promoting authenticity was established.

Descrição

Palavras-chave

Slow Movement, Experiência Slow, Estudo de Caso, Turismo, Tourism

Idioma

Português

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