Publicação: Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Manzoni, Rosa Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O ensino da leitura assume particular relevância nas aulas de língua portuguesa. Assim, esta
pesquisa pretende estudar a contribuição das obras literárias clássicas para a formação gradativa
da consciência humana, ao mesmo tempo em que forma o leitor. Destaca-se, neste estudo, a
atual condição da literatura clássica na sociedade contemporânea e os desafios de ensinar esta
ferramenta complexa para crianças atualmente. Neste contexto do clássico, este estudo pretende
buscar estratégias para valorizar a importância do leitor mirim nos dias atuais e preparar o aluno
para ser sujeito do ato. Para definir o conceito e a relação da formação da consciência humana
com as obras literárias clássicas, esta pesquisa apoia-se nos fundamentos do Desenvolvimento
do Psiquismo (LEONTIEV, 1964) e a questão do Prazer Estético (VYGOTSKY, 1999,2004)
(BAKHTIN, 2010), além de analisar o Cotidiano e a História (HELLER, 1989), nesta
relação. Para compreender os traços particulares que definem uma obra literária clássica, este
estudo pretende articular este instrumento com a fruição estética, a formação afetivo-cognitiva
e a reflexão de problemas que absorvem a realidade do gênero humano, própria da vida
cotidiana. A pesquisa de campo, realizada neste estudo, foi desenvolvida com uma turma do 5º
ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior do Estado de
SP. Inicialmente, foi aplicado um questionário, a fim de avaliar o conhecimento sobre literatura
clássica por parte deste público. A partir dos resultados obtidos, foi planificada e desenvolvida
uma Sequência Didática (SD), fundamentada nos estudos de DOLZ; NOVERRAZ e
SCHNEUWLY (2011), para, além de demonstrar as especificidades de uma obra literária
clássica para estes alunos, estruturar métodos e estratégias de ensino que auxiliem no interesse
da criança para a leitura de obras literárias clássicas. Assim, visando a gestar no educando uma
atitude crítica diante da realidade capacitando-a mudar, primeiramente o seu mundo e,
gradualmente, as realidades possíveis. As análises das produções dos participantes foram
escritas e orais e, o critério ao longo de todo o processo, foi o desenvolvimento gradativo da
consciência mediada pelas obras literárias clássicas. Concluímos que a arte literária clássica
contribui, de maneira significativa, para a formação da consciência humana e que é possível
articular fruição estética, formação afetivo-cognitiva e reflexão de problemas próprios da
realidade humana por meio da literatura clássica desde a infância.
Resumo (inglês)
The teaching of reading is of particular relevance in Portuguese language classes. Thus, this research intends to study the contribution of classic literary works to the gradual formation of human consciousness, at the same time that it form the reader. This study highlights the current condition of classical literature in contemporary society and the challenges of te aching this complex tool to children today. In this context of the classic, this study intends to seek strategies to value the importance of the young reader nowadays and prepare the student to be the main character of the act. In order to define the conce pt and relationship of the formation of human consciousness with classic literary works, this research is based on the foundations of Psyche Development (LEONTIEV, 1964) and the question of Aesthetic Pleasure (VIGOTSKY, 1999;2004; BAKHTIN, 2010), in additi on to analyzing Everyday Life and History (HELLER, 1989). Intending to understand the particular traits that define a classic literary work, this study intends to articulate this instrument with the aesthetic fruition, the affectiveand cognitive formation the reflection of problems that absorb the human race reality, typical of everyday life. The field research carried out in this study was conducted with a group of the 5th year of Elementary School, in a municipal school in the interior of the State of Sã o Paulo. A questionnaire was initially applied in order to assess the knowledge of classical literature of this group. Based on the results obtained, a Didactic Sequence was planned and developed, based on studies by DOLZ; NOVERRAZ and SCHNEUWLY (2011), in addition to demonstrating the specificities of a classic literary work for these students, structure teaching methods and strategies that help in the child's interest in reading classic literary works. Thus, aiming to encourage in the student a critical a ttitude in the face of reality, enabling it to change, firstly its world and, gradually, the possible realities. The analyses of the participants' productions were written and oral, and the criterion throughout the entire process was the gradual developmen t of consciousness mediated by classic literary works. We conclude that classical literary art contributes significantly to the formation of human consciousness and that it is possible to articulate aesthetic fruition, affective cognitive formation and ref literature from childhood
Descrição
Palavras-chave
Obras literárias clássicas, Literatura clássica, Formação da consciência humana, Classic literary works, Classic literature, Formation of human consciousness
Idioma
Português