Logotipo do repositório
 

Publicação:
Miopia espacial: a invisibilidade do planejamento e ordenamento urbano no ensino de Geografia

dc.contributor.advisorMagnoni Júnior, Lourenço [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Vitor Ferreira de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-28T11:40:19Z
dc.date.available2022-03-28T11:40:19Z
dc.date.issued2021-11-19
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo fornecer noções gerais sobre o planejamento urbano de São José do Rio Preto, por meio de uma sequência didática no ensino de Geografia. A problemática inicial pautou-se sobre a impossibilidade em desenvolver uma conscientização sobre a produção do espaço urbano alheio ao tema do planejamento urbano, principal instrumento da produção espacial do poder público. Para o ensino de Geografia, as ações voltadas para a promoção da conscientização espacial são cruciais para a compreensão dos agentes produtores do espaço urbano e a construção de uma cidadania participativa. A pesquisa pautou-se em um estudo de caso, sendo realizada em uma escola do referido município, com cerca de 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. O processo metodológico foi dividido em seis etapas: 1) levantamento bibliográfico dos principais assuntos a serem trabalhados. 2) Aplicação de um questionário sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre temática. 3) Realização da sequência didática. 4) Confecção de materiais e realização de atividades. 5) Elaboração do objeto educacional. 6) Organização dos resultados finais. Em decorrência da pandemia do coronavírus, a aplicação da pesquisa se deu de maneira virtual e contou com alguns recursos, como a plataforma Google Meet e o contato com os alunos via WhatsApp. A partir do percurso, outros objetivos foram estruturantes para o trabalho como a discussão sobre os instrumentos urbanísticos e a criação de um objeto educacional. Como resultado, constatou-se a crucialidade em se trabalhar o planejamento urbano e os instrumentos urbanísticos para a compreensão crítica sobre a produção do espaço. Também trouxe uma nova dimensão sobre o exercício cidadão e o desenvolvimento de uma democracia mais representativa; a conscientização das ações do poder público na normatização do espaço urbano e a necessidade da ciência geográfica para a sedimentação do sentido de espacialidade e de promoção cidadã.pt
dc.description.abstractThis research aims to provide general notions about the urban planning of São José do Rio Preto, through a didactic sequence in Geography teaching. The initial problem was based on the impossibility of developing an awareness of the production of urban space outside the theme of urban planning, the main instrument of spatial production of the public power. For the teaching of Geography, the actions aimed at the promotion of spatial awareness are crucial to the understanding of the agents that produce the urban space and the construction of a participative citizenship. The research was based on a case study, carried out in a school of the aforementioned municipality, with about 30 ninth-grade students. The methodological process was divided into six steps: 1) Bibliographic survey of the main issues to be worked on. 2) Application of a questionnaire about the students' previous knowledge about the theme. 3) Realization of the didactic sequence. 4) Making materials and carrying out activities. 5) Elaboration of the educational object. 6) Organization of the final results. Due to the pandemic of the coronavirus, the application of the research took place virtually and relied on some resources, such as the Google Meet platform and contact with students via WhatsApp. From the course, other objectives were structuring to the work, such as the discussion about urban planning instruments and the creation of an educational object. As a result, the cruciality of working on urban planning and urbanistic instruments for a critical understanding of the production of space was verified. It also brought a new dimension to the exercise of citizenship and the development of a more representative democracy. Finally, the awareness of the actions of the public power in the normatization of urban space and the need of geographic science for the sedimentation of the sense of spatiality and the promotion of citizenship.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217414
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectGeografia - estudo e ensinopt
dc.subjectPlanejamento urbanopt
dc.subjectEspaço em geografiapt
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectUrban planningen
dc.subjectSpace productionen
dc.titleMiopia espacial: a invisibilidade do planejamento e ordenamento urbano no ensino de Geografiapt
dc.title.alternativeSpatial myopia: the invisibility of urban planning in the teaching of Geographyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_vf_me_bauru.pdf
Tamanho:
18.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: