Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pandeiro de náilon: as técnicas de Oswaldinho da Cuíca, Ivison Santos e Pimpa

dc.contributor.advisorStasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Gustavo Surian [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:17Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:17Z
dc.date.issued2016-10-25
dc.description.abstractThe main goal of this work is to analyze some of the different styles in the execution of the pandeiro with synthetic skin. In this way, were interviewed important percussionists of Brazilian music, in special of Samba and Forró, who live in the city of São Paulo. The chose of who to interview happened due the place of feature that these people have in the percussion's world, due how close they are with the theme and due the self style of play pandeiro. In the end of the chambers there is a transcription of a solo or rhythm pattern, that with the reporting about pandeiro's technique and how to get resistance could help the student play his instrument in a conscious way, without excess of motions. Moreover,due to the scarcity of material that addresses this issue, we intend to provide written material focused on this theme, since the few books published on pandeiro focus on the pandeiro with goat skinen
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar algumas das diferentes escolas existentes na execução do pandeiro de pele de náilon. Para isso, foram realizadas entrevistas com notáveis percussionistas da música brasileira, em especial do samba e do forró,que são residentes na cidade de São Paulo. A escolha dos entrevistados se deu pelo papel de destaque que eles têm dentro do meio percussivo, pela proximidade com o tema abordado e pela criação de um estilo próprio de tocar. No final de cada parte referente às entrevistas há uma transcrição de um solo ou de padrões rítmicos adaptados ao pandeiro de náilon, que juntamente aos relatos dos entrevistados sobre suas técnicas e processos para adquirirem maior resistência, poderão auxiliaros estudantes de pandeiro na busca de executar seu instrumento de uma forma mais consciente, evitando esforços desnecessários. Além do mais, devido a escassez de material que aborde esse assunto, pretendemos disponibilizar material escrito com foco nesse tema, visto que os poucos livros publicados sobre pandeiro têm como foco o pandeiro de couropt
dc.identifier.aleph000886087
dc.identifier.citationFERREIRA, Gustavo Surian. Pandeiro de náilon: as técnicas de Oswaldinho da Cuíca, Ivison Santos e Pimpa. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-08/000886087.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155581
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPercussão (Música)pt
dc.subjectPandeiropt
dc.subjectInstrumentos de percussãopt
dc.subjectPercussion musicpt
dc.titlePandeiro de náilon: as técnicas de Oswaldinho da Cuíca, Ivison Santos e Pimpapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7599278248922943[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000886087.pdf
Tamanho:
629.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format