Logotipo do repositório
 

Publicação:
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês

dc.contributor.authorMelchiori, Lígia Ebner [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:44Z
dc.date.available2014-05-20T13:26:44Z
dc.date.issued2001-09-01
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada.pt
dc.description.abstractThis article aims at describing the judgement of day care centers' caretakers about factors that cause or influence the babies' temperament and performance. Twenty-one caretakers were interviewed about each of the ninety babies under their care, who were 4 to 24 months old, using a semi-structured guide. The results show that the caretakers' beliefs are predominantly environmental, i.e., they attribute significant influence of the environment upon the babies' temperament and performance. They also underestimate their role as promoters of child development. It is argued for the necessity of having a deeper understanding of caretakers' beliefs in order to develop efficient training programmes for them.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent285-292
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 17, n. 3, p. 285-292, 2001.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722001000300011
dc.identifier.fileS0102-37722001000300011.pdf
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.lattes0127491171031904
dc.identifier.scieloS0102-37722001000300011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8653
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,128
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectcrençaspt
dc.subjecteducadoraspt
dc.subjectcrechept
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt
dc.subjecttemperamentopt
dc.subjectbeliefsen
dc.subjecteducatorsen
dc.subjectdaycare centeren
dc.subjectchild developmenten
dc.subjecttemperamenten
dc.titleCrenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebêspt
dc.title.alternativeBeliefs of Day Care Centers' Caretakers About Babies' Temperament and Developmenten
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0127491171031904
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-37722001000300011.pdf
Tamanho:
241.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: