A Caiumba como prática decolonial na educação: preservação da memória ancestral e cultura de resistência
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Nascimento, Andréia Miranda de Moares 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa justifica-se na Lei N° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e tem como proposição investigar a permanência de matrizes africanas presentes no interior paulista. Mais especificamente a tradição do Batuque de Umbigada, praticada principalmente nas cidades de Piracicaba, Capivari e Tietê. Uma prática que revela a ponte com a África na linguagem e no contexto histórico na região, marcadas também pelos estigmas da discriminação racial e da exclusão social dessas comunidades negras e de suas práticas culturais herdadas dos antepassados africanos. Partindo de conceitos freirianos, sobretudo a concepção sociocultural que prioriza a cultura popular e a participação crítica e ativa dos que fazem parte da sociedade, a pesquisa tem como principal objetivo analisar como a Caiumba, também conhecida como Tambu ou Batuque de Umbigada, vem sendo explorada no âmbito da educação básica a partir de projetos fomentados por políticas públicas, assim como no cotidiano escolar por meio de projetos e propostas pedagógicas que buscam aproximar essa cultura de tradição ancestral do contexto escolar. A pesquisa também apresenta práticas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, ampliando a percepção da ótica decolonial na busca de uma perspectiva mais crítica e consciente na leitura da realidade.
Resumo (inglês)
This research is justified by Law No. 10.639/2003, which makes it compulsory to teach Afro-Brazilian History and Culture, and aims to investigate the permanence of African matrices in the interior of São Paulo. More specifically, the tradition of Batuque de Umbigada, practiced mainly in the cities of Piracicaba, Capivari and Tietê. A practice that reveals the bridge with Africa in the language and historical context of the region, also marked by the stigmas of racial discrimination and social exclusion of these black communities and their cultural practices inherited from their African ancestors. Based on Freirean concepts, especially the sociocultural conception that prioritizes popular culture and the critical and active participation of those who are part of society, the main objective of the research is to analyze how Caiumba, also known as Tambu or Batuque de Umbigada, has been explored in the context of basic education through projects promoted by public policies, as well as in everyday school life through projects and pedagogical proposals that seek to bring this culture of ancestral tradition closer to the school context. The research also presents practices with students in the early years of primary education, broadening the perception of the decolonial perspective in the search for a more critical and conscious reading of reality.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Educação, Ensino, Educação básica, Arte afro-brasileira, Cultura afro-brasileira
Idioma
Português
Citação
CAMARGO, Illo Wagi Soares Bueno de. A caiumba como prática decolonial na educação : preservação da memória ancestral e cultura de resistência. Orientadora: Andréia Miranda de Moraes Nascimento. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.