Logotipo do repositório
 

Publicação:
Interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciências

dc.contributor.authorMendes, Carolina Borghi
dc.contributor.authorBiancon, Mateus Luiz
dc.contributor.authorFazan, Paulo Borges [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Norte do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:28:51Z
dc.date.available2021-07-14T10:28:51Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.description.abstractBy presenting the concept of work as an ontological category of the social being and the importance of mediation as a necessary activity for humanization, this article is characterized as a theoretical essay and aims to present links between Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology as the foundations for science education, which is required for teaching committed to the humanistic development of students. We assume that the social function of school education concentrates on the socialization of the classical knowledge produced by humankind, without neglecting, however, which role it has been serving historically to highlight the importance of science education that surpasses the naturalizing perspectives of development which detach from the social totality, presenting it in the singular-particular-universal dialectics.en
dc.description.abstractEvidenciando o conceito de trabalho como categoria ontológica do ser social, e a importância da mediação, necessária à humanização, o presente artigo se caracteriza como ensaio teórico e se propõe a apresentar interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural como fundamentos para o Ensino de Ciências, importantes à objetivação da atividade docente comprometida com o desenvolvimento humano dos estudantes em formação. Partimos do pressuposto de que a função social da educação escolar se concentra na socialização dos conhecimentos clássicos produzidos pela humanidade, sem desconsiderar, no entanto, a qual papel esta serve historicamente para, então, evidenciar a importância do ensino de Ciências que supere as perspectivas naturalizantes de desenvolvimento que o desvinculam da totalidade social, apresentando-o na dialética singular-particular-universal.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Norte do Paraná, Colegiado de Ciências Biológicas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências Humanas e da Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia
dc.format.extent815-831
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030010
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 3, p. 815-831, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320190030010
dc.identifier.fileS1516-73132019000300815.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132019000300815
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211733
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.subjectHistorical-cultural psychologyen
dc.subjectSchool educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectEducação escolarpt
dc.titleInterlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciênciaspt
dc.title.alternativeInterlocutions between Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology for science teachingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-6963-0121[1]
unesp.author.orcid0000-0001-6716-9378[2]
unesp.author.orcid0000-0001-9168-9787[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132019000300815.pdf
Tamanho:
249.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções