Publicação: Teatralização, distanciamento e representações da violência em Bacurau: relações entre teatro, cinema e sociedade
Carregando...
Arquivos
Data
2024-11-12
Autores
Orientador
Borsato, Fabiane Renata 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Partindo do cruzamento entre o teatro e o cinema, esta tese tem por objetivo analisar o filme brasileiro Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, focando em sua aproximação com as estratégias formais do teatro épico-brechtiano. O estudo explora como as técnicas de distanciamento podem ser aproximadas à análise de Bacurau, especialmente através da desnaturalização da mise-en-scène, da dissonância entre música e ação, do rompimento com o heroísmo individualizante e de um roteiro repleto de contradições e profundas ironias, o que pode gerar um efeito de teatralização no filme. Esses efeitos também são rastreados nas trajetórias de Mendonça e Dornelles, evidenciando como Bacurau dialoga não só com a filmografia prévia dos realizadores, mas também com outras referências cinematográficas e literárias, tais como Glauber Rocha, John Carpenter e Euclides da Cunha. Por se tratar de uma obra que aciona variadas formas de violência, mobilizamos conceitos como revolução, revolta e necropolítica, a fim de expandir a interpretação do filme. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a discussão sobre a relação entre teatro, cinema, literatura e sociedade, destacando a importância dessas linguagens na construção de narrativas críticas e alegóricas no cinema brasileiro contemporâneo.
Resumo (espanhol)
Partiendo de la intersección entre el teatro y el cine, esta tesis analiza la película brasileña Bacurau (2019), dirigida por Kleber Mendonça Filho y Juliano Dornelles, con un enfoque en su relación con las estrategias formales del teatro épico-brechtiano. La investigación examina cómo las técnicas de distanciamiento, como la desnaturalización de la mise-en-scène, la disonancia entre música y acción, la ruptura con el heroísmo individual y un guion cargado de contradicciones e ironías, generan un efecto de teatralización en la película. Además, se rastrean estas estrategias en la filmografía previa de los directores y en referencias literarias y cinematográficas, como Glauber Rocha, John Carpenter y Euclides da Cunha. Al tratarse de una obra que representa diversas formas de violencia, el análisis también se apoya en conceptos como revolución, revuelta y necropolítica para ampliar su interpretación. Esta tesis contribuye a la discusión sobre las relaciones entre teatro, cine, literatura y sociedad, destacando el papel de estas lenguajes en la construcción de narrativas críticas y alegóricas en el cine brasileño contemporáneo.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
DIOGO, Brendon de Alcantara. Teatralização, distanciamento e representações da violência em Bacurau: relações entre teatro, cinema e sociedade. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - Unesp Araraquara, Araraquara, 2024.