Educomunicação: contribuições para o desenvolvimento infantil
dc.contributor.advisor | Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Mariana dos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T17:27:36Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T17:27:36Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | The present work seeks, through a bibliographical study, to discuss educommunication, thinking about the use of information technologies and the mass media. This is a concept of education that is being widely explored today, although this is not as recent a field as it seems. This concept aims at the production of quality materials by the students and focuses on this process as the main, in addition to the final result, valuing the student together, with the aim of encouraging the development of his critical sense in relation to his reality and the great volume of information which he receives daily. This study has as guiding point the definition and explanation of Educommunication, its principles and concepts; verifying the benefits of its application to learners, with each student as a citizen; participant agent and transformer of society around, at home, in the neighborhood, at school; and that in the future he will exercise criticality in all spheres in which he will be inserted. Based on the third childhood and adolescence, where the child begins to develop the critical sense and society, considering learning through the medium and, mainly, trying to break the hierarchy of the traditional school system by valuing the students' previous luggage and of the reality in which they are | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca, através de um estudo bibliográfico, discorrer sobre a educomunicação, pensando o uso das tecnologias da informação e dos meios de comunicação em massa. Este é um conceito da educação que vem sendo bastante explorado atualmente, embora esta, não seja uma área tão recente como parece. Esta concepção visa à produção de materiais de qualidade pelos alunos e foca neste processo como principal, para além do resultado final, valorizando conjuntamente o educando, com o objetivo de incitar o desenvolvimento de seu senso crítico frente a sua realidade e ao grande volume de informações que o mesmo recebe diariamente. Este estudo tem como ponto norteador a definição e explanação da Educomunicação, seus princípios e conceitos; verificando quais os benefícios de sua aplicação para os educandos, tendo cada aluno como cidadão; agente participante e transformador da sociedade ao redor, em casa, no bairro, na escola; e que futuramente exercerá a criticidade em todas as esferas em que estará inserido. Tomando por base a terceira infância e adolescência, onde a criança começa a desenvolver o senso crítico e de sociedade, considerando a aprendizagem através do meio e, principalmente, tentando quebrar a hierarquia do sistema escolar tradicional por meio da valorização da bagagem prévia dos alunos e da realidade em que os mesmos se encontram | pt |
dc.format.extent | 34 f. | |
dc.identifier.aleph | 000898636 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana dos. Educomunicação: contribuições para o desenvolvimento infantil. 2017. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898636.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6992448529240189 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-8889-750X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/156503 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Comunicação e educação | pt |
dc.subject | Comunicação na educação | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.subject | Educomunicação | pt |
dc.subject | Comunicação de massa | pt |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt |
dc.subject | Adolescência | pt |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt |
dc.title | Educomunicação: contribuições para o desenvolvimento infantil | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6992448529240189 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0001-8889-750X | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
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