Publicação: Comunicação e renovação carismática católica: a eficácia da evangelização e o papel do relações-públicas
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Data
Autores
Orientador
Soares, Maria Antonia Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The human‟s necessity to give meaning to things around him was the starting point for religion. This, in turn, had a great importance to the development of historical-cultural society, but over the years, men started seeing religion as a model of incarceration and no longer believed in what was once sacred. Although not religious man has replaced his beliefs by reason and science, these were not sufficient to bring balance and, consequently, modern society has returned to the pews, but with an individualistic spirit. The main reason for this return of the believers is the breakdown of traditionalism that was once rooted in different religions. The Protestant churches have gone through a period of openness and, shortly thereafter, did the Catholic Church. The Pentecostal movement has brought fresh air for these institutions and allowed to approach the sacred and the population. Prayers and new forms of worship were adopted and the main tool used to reach different audiences was the media. In the Catholic Church, especially the Catholic Charismatic Renewal movement, there has been an increasing use of these instruments for evangelization. In response to the contemporary world, documents about the right use of the media have been written by popes and followed by Catholics. A good example of this usage is in Sistema Canção Nova de Comunicação Social, which has the charisma to take the word of God through the media
Resumo (português)
A necessidade do sujeito em dar significado às coisas que o rodeia foi ponto de partida para a religião. Esta, por sua vez, teve grande importância no desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, porém, com o passar dos anos, o homem passou a vê-la como modelo de aprisionamento e já não mais acreditava naquilo que antes era sagrado. Embora o homem a-religioso tenha substituído suas crenças pela razão e pela ciência, estas não foram suficientes para trazer equilíbrio e, consequentemente, a sociedade moderna retornou aos bancos das igrejas, mas com um espírito individualista. Esta retomada dos fiéis tem como maior motivo a quebra do tradicionalismo que antes era arraigado nas diferentes religiões. As igrejas protestantes passaram por um período de abertura e, pouco depois, o mesmo ocorreu na Igreja Católica. O movimento pentecostal trouxe novos ares para estas instituições e permitiu a aproximação do sagrado com a população. Novas formas oracionais e de cultos foram adotadas e, a principal ferramenta usada para atingir os diferentes públicos foram os meios de comunicação social. Na Igreja Católica, em especial o movimento Renovação Carismática Católica, tem sido crescente o uso destes meios para a evangelização. Em resposta ao mundo contemporâneo, documentos sobre o bom uso dos veículos de comunicação têm sido escritos pelos papas e seguidos pelos católicos. Um exemplo deste bom uso se encontra no Sistema Canção Nova de Comunicação, que tem como carisma levar a palavra de Deus através dos meios de comunicação social
Descrição
Palavras-chave
Catolicismo, Comunicação, Relações publicas, Religião, Evangelização, Pentecostalismo - Igreja Catolica
Idioma
Português
Como citar
PAIVA, Geisa Maria de. Comunicação e renovação carismática católica: a eficácia da evangelização e o papel do relações-públicas. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.