Publicação:
A morte nunca vem sozinha: temas fraturantes e formação docente

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Data

2024-10-14

Orientador

Souza, Renata Junqueira de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A literatura infantil abrange um campo vasto de estudos, dentro dela, os temas fraturantes estão ganhando maior enfoque em produções literárias e acadêmicas nos últimos anos. Muitas são as questões presentes no cotidiano escolar, indo desde agressividade, bullying, preconceito até temáticas como a perda, o luto e a morte. Especificamente a morte teve maior relevância desde 2020, em decorrência do período de pandemia pela Covid-19. Percebemos, através de atividades em escolas públicas, que o tema não se referia apenas à morte em si, mas também ao sentimento de perda de colegas que tiveram que acompanhar os pais e se mudaram de cidade e de escola. Para abordar os temas fraturantes, tomamos como base principalmente as contribuições apresentadas por Barros e Azevedo (2019), Davila e Souza (2013), Rodrigues e Souza (2020), Souza (2015), Ramos e Fonseca (2015), Hanan Díaz (2020), já sobre a temática da morte na literatura infantil, nos embasamos sobretudo em Lottermann (2006), Santana (2014), Lopes (2013), Paiva (2011). A partir das experiências pessoais e educacionais supracitadas, construímos o objetivo geral desta dissertação de mestrado: analisar o modo como professoras de uma escola municipal entendem e propõem práticas com textos literários que abordem temas fraturantes, assim, contribuindo para que eles sejam levados à sala de aula. Na sequência, os objetivos específicos são: 1. Efetuar um levantamento do tipo “estado do conhecimento” de modo a identificar como os trabalhos acadêmicos (2010-2023) têm definido e abordado a literatura de temas fraturantes; 2. Identificar o modo como as professoras definem e dizem trabalhar temas fraturantes em sala de aula por meio de livros infantis, com destaque para a abordagem da temática da morte; 3. Desenvolver uma formação sobre a abordagem com livros infantis de temáticas fraturantes e analisar o modo como as professoras incorporam os conhecimentos produzidos durante essa formação na elaboração de planos de aula. Desse modo, a pesquisa tem caráter qualitativo e evidencia-se como uma pesquisa de campo e uma pesquisa-ação. Metodologicamente, realizamos entrevistas com docentes, ofertamos um minicurso, propusemos às professoras que elaborassem um plano de aula sobre uma prática literária com um livro de temática fraturante, que poderia ou não discorrer sobre a morte, considerando as estratégias de compreensão leitora (Solé, 1998; Girotto; Souza, 2010; Souza, 2019). Por meio dessas práticas, conseguimos compreender a percepção das professoras sobre o que são os temas fraturantes e, inclusive, o que pensam sobre abordar o tema da morte com as crianças, bem como pudemos formá-las para o trabalho com tais temáticas. Dentre os principais resultados deste estudo, destacamos: o trabalho com os temas fraturantes em sala de aula é uma preocupação das professoras e, quando ocorria, o livro era utilizado como meio para se chegar a um determinado fim; os livros com temática da morte, muitas vezes, não são levados até a sala de aula pelas professoras por insegurança delas próprias, sendo de maneira intrínseca – não lidam bem com o assunto – ou extrínseca – têm receio da reação dos alunos e dos pais. E, por fim, a formação das professoras a partir do minicurso gerou bons resultados, contribuindo para que temas fraturantes sejam abordados em sala de aula de forma planejada, assertiva e sem retirar o caráter estético dos textos literários infantis selecionados e utilizados, além de ter contribuído para a mudança da visão das professoras participantes sobre o assunto. Esses dados confirmam a relevância de se realizar formações com professores que estão na rede de ensino, com o intuito de que os temas fraturantes sejam compreendidos e levados de forma planejada para os alunos.

Resumo (inglês)

Children’s literature encompasses a vast field of studies, within it, fraturing themes have been gaining more focus in literary and academic productions in recent years. Many are the issues present in everyday school life, ranging from aggression, bullying, and prejudice to themes such as loss, mourning, and death. Specifically, death has gained more relevance since 2020, due to the Covid-19 pandemic period. We observed, through activities in public schools, that the theme was not only about death itself, but also about the feeling of loss of classmates who had to accompany their parents and moved to a different city and school. To address the fracturing themes, we primarily based our approach on the contributions presented by Barros and Azevedo (2019), Davila and Souza (2013), Rodrigues and Souza (2020), Souza (2015), Ramos and Fonseca (2015), Hanan Díaz (2020). Regarding the theme of death in children's literature, we mainly relied on the works of Lottermann (2006), Santana (2014), Lopes (2013), and Paiva (2011). Based on the aforementioned personal and educational experiences, we have constructed the main objective of this master's thesis: to analyze how teachers from a public school understand and propose practices with literary texts that address fracturing themes, thus contributing to bringing them into the classroom. Next, the specific objectives are: 1. To conduct a 'state of the art' survey to identify how academic works (2010-2023) have defined and addressed literature on fracturing themes; 2. To identify how teachers define and claim to work with fracturing themes in the classroom through children's books, with a focus on the approach to the theme of death; 3. To develop a training on the approach to fracturing themes in children's books and analyze how teachers incorporate the knowledge gained during this training into the development of lesson plans. Thus, the research has a qualitative nature and is characterized as field research and action research. Methodologically, we conducted interviews with teachers, offered a short course, and asked the teachers to create a lesson plan based on a literary practice with a book on a fracturing theme, which could or could not address death, considering the strategies for reading comprehension (Solé, 1998; Girotto; Souza, 2010; Souza, 2019). Through these practices, we were able to understand the teachers' perception of what fracturing themes are and, moreover, what they think about addressing the theme of death with children, as well as providing them with training for working with such themes. Among the main results of this study, we highlight: working with fracturing themes in the classroom is a concern for the teachers, and when it occurs, the book is used as a means to achieve a specific goal; books with the theme of death are often not brought into the classroom by the teachers due to their own insecurity, either intrinsically – they do not handle the subject well – or extrinsically – they fear the reaction of the students and parents. Finally, the teachers' training through the short course yielded positive results, contributing to the introduction of fracturing themes in the classroom in a planned, assertive manner, without removing the aesthetic character of the selected and used children's literary texts. It also contributed to changing the participating teachers' perspective on the subject. These data confirm the relevance of providing training for teachers in the education system, with the aim of ensuring that fracturing themes are understood and introduced to students in a planned manner.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

DONÁ, Gabrielly. A morte nunca vem sozinha: temas fraturantes e formação docente. Orientadora: Renata Junqueira de Souza. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.

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