Publicação: Avaliação da efetividade da educação ambiental na segregação dos resíduos sólidos: estudo de caso em uma empresa de saneamento no município de Atibaia-SP
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Data
2022-12-12
Autores
Orientador
Souza, Ricardo Gabbay de 

Bressane, Adriano
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - ICT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A separação inadequada, na fonte geradora, dos resíduos sólidos que são passiveis de reciclagem ou reutilização impacta diretamente na eficiência da coleta seletiva e na vida útil dos aterros sanitários. A educação ambiental é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos para destinação. O presente estudo visa analisar estatisticamente a eficiência de um programa de educação ambiental focado na segregação correta dos resíduos sólidos gerados em uma empresa de saneamento no município de Atibaia-SP. A metodologia consiste em três etapas principais: coleta de dados, educação ambiental e tratamento estatístico dos dados. Realizou-se caracterização de resíduos de três coletores da coleta seletiva durante 11 meses. Os dados coletados foram sistematizados em planilha do software Microsoft Office Excel e analisados com auxílio do software estatístico JAMOVI em sua versão 2.2.5, considerando-se nível de significância de 5%. Os resultados indicaram que houve diferenças significativas, antes, depois e três meses depois da aplicação do programa de educação ambiental, para os coletores reciclável, não reciclável e orgânico. Pode-se inferir que a educação ambiental foi eficiente para melhorar a segregação dos resíduos sólidos na fonte geradora contribuindo com o sucesso da coleta seletiva no município.
Resumo (português)
Inadequate separation, at the generating source, of solid waste that can be recycled or reused directly impacts the efficiency of selective collection and the lifespan of landfills. Environmental education is a way of making people aware of the importance of correctly separating solid waste for destination. This study aims to statistically analyze the efficiency of an environmental education program focused on the correct segregation of solid waste generated in a sanitation company in the city of Atibaia-SP. The methodology consists of three main stages: data collection, environmental education and statistical treatment of the data. Waste characterization of three selective collection waste bins was carried out for 11 months. The collected data were systematized in a Microsoft Office Excel spreadsheet and analyzed using the JAMOVI statistical software version 2.2.5, considering a significance level of 5%. The results indicated that there were significant differences, before, after and three months after the application of the environmental education program, for recyclable, non-recyclable and organic waste bins. It can be inferred that environmental education was efficient in improving the segregation of solid waste at the source, contributing to the success of waste sorting in the municipality.
Descrição
Idioma
Português